O Programa Mais Educação: um olhar sobre a concepção dos alunos

Visualizações: 9

Autores

  • Samara Paula da Costa

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9814

Resumo

O presente trabalho visa compreender a concepção dos alunos em relação ao Programa Mais Educação da Escola Municipal de Educação Básica Professor Jurandir Liberino de Mesquita, de Sinop - Mato Grosso, com alunos do 5º ano do ensino fundamental. Tendo como perspectiva a educação integral, buscou-se compreender as concepções respaldadas na proposta do programa e no teórico Pierre Bourdieu. Esta pesquisa é de cunho qualitativo. Conclui-se que a concepção dos alunos é de um programa que contribui, porém há falta de estrutura adequada e oportunidade de usufruir espaços educativos da comunidade.

Palavras-chave: educação; educação integral; Programa Mais Educação; Pierre Bourdieu.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, J. A. Guilhon. Althusser, L. A Ideologia e as Instituições. In ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado (AIE). 2. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

ALUNO A. Aluno A: depoimento. [2015] Entrevistadora: Samara Paula da Costa. Sinop, MT, 2015. 3f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O Programa Mais Educação:

um olhar sobre a concepção dos pais, alunos e professores/monitores.

ALUNO B. Aluno B: depoimento. [2015] Entrevistadora: Samara Paula da Costa. Sinop, MT, 2015. 3f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O Programa Mais Educação:

um olhar sobre a concepção dos pais, alunos e professores/monitores.

ALUNO C. Aluno C: depoimento. [2015] Entrevistadora: Samara Paula da Costa. Sinop, MT, 2015. 3f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O Programa Mais Educação:

um olhar sobre a concepção dos pais, alunos e professores/monitores.

ALUNO D. Aluno D: depoimento. [2015] Entrevistadora: Samara Paula da Costa. Sinop, MT, 2015. 3f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O Programa Mais Educação:

um olhar sobre a concepção dos pais, alunos e professores/monitores.

ALUNO E. Aluno E: depoimento. [2015] Entrevistadora: Samara Paula da Costa. Sinop, MT, 2015. 3f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O Programa Mais Educação:

um olhar sobre a concepção dos pais, alunos e professores/monitores.

BARRÈRE, Anne; SEMBEL, Nícolas. Sociologia da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

CARVALHO, Roberto Muniz Barretto de. Georges Snyders: em busca da alegria na escola. Perspectiva. Florianópolis, v.17, n. 32, p. 151-170 jul./dez. 1999.

COORDENADORA. coordenadora: depoimento. [2015] Entrevistadora: Samara Paula da Costa. Sinop, MT, 2015. 4f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O Programa Mais Educação:

um olhar sobre a concepção dos pais, alunos e professores/monitores.

COSTA, Samara Paula da. Diário de campo: Programa Mais Educação:

um olhar sobre a concepção dos alunos. Sinop, 2015.

MEC. Educação Integral: Texto referencia para o debate nacional. – Brasília: Ministério da Educação,Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007.

______. Rede de Saberes Mais Educação: Pressupostos para Projetos Pedagógicos de Educação Integral: caderno para professores e diretores de escolas. – 1. ed, - Brasília: Ministério da Educação, 2008.

______. Educação Integral: Gestão intersetorial no território. – Brasília: Ministério da Educação,Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. NOGUEIRA, Maria Alice. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e contribuições. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378.pdf. Acesso em: 14 jul. 2014.

PADILHA, Paulo Roberto. Educação Integral e currículo intertranscultural. In. MOLL, Jaqueline. [et al.]. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 24. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Costa, S. P. da. (2016). O Programa Mais Educação: um olhar sobre a concepção dos alunos. Eventos Pedagógicos, 7(2), 568–583. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9814