A prática pedagógica no processo de alfabetização dos alunos do 3° ano do ensino fundamental

Autores

  • Rosinete de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9807

Resumo

Este artigo analisou como ocorrem as práticas pedagógicas no processo de alfabetização dos alunos do 3° ano do ensino fundamental. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, realizada a partir de questionários com professores e observação dos alunos em uma escola municipal localizada no município de Sinop – Mato Grosso. Verificou-se que o processo de alfabetização necessita ser reconhecido como condição humana importante ao exercício da cidadania. Percebeu-se durante a pesquisa uma dificuldade dos professores nas questões pedagógicas do Ciclo de Alfabetização, entre elas, a alfabetização como um processo de contínua reflexão, sobre o ato da leitura e da escrita, através de experiências sociais significativas.

Palavras-chave: educação; ensino fundamental; alfabetização; pesquisa qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

CAGLIARI, Luiz Carlos, Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2002.

FERREIRO, Emília; PALÁCIO, Margarita Gomes. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

GROTTA, Ellen Cristina Baptistella. Formação do leitor: importância da mediação do professor. In: LEITE, Sérgio Antônio da Silva (org.) Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas, pedagógicas. 4. ed. Campinas – SP: Komedi, 2008.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

NUNCCI, Eliane Porto Di. Alfabetizar letrando... Um desafio para o professor. IN: LEITE, Sérgio Antônio da Silva (Org.). Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas, pedagógicas. 4. ed. Campinas – SP: Komedi, 2008.

Professora A. Professora A: questionário. [Out. 2015]. 2 f. Entrevistadora: Rosinete de Souza. Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso sobre A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: um olhar sobre as situações didáticas no contexto do 3° ano do ensino fundamental.

Professora B. Professora B: questionário. [Out. 2015]. 2 f. Entrevistadora: Rosinete de Souza. Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso sobre A prática pedagógica no processo de alfabetização: um olhar sobre as situações didáticas no contexto do 3° ano do ensino fundamental.

Professora C. Professora C: questionário. [Out. 2015]. 2 f. Entrevistadora: Rosinete de Souza. Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso sobre A prática pedagógica no processo de alfabetização: um olhar sobre as situações didáticas no contexto do 3° ano do ensino fundamental.

Professora D. Professora D: questionário. [Out. 2015]. 2 f. Entrevistadora: Rosinete de Souza. Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso sobre A prática pedagógica no processo de alfabetização: um olhar sobre as situações didáticas no contexto do 3° ano do ensino fundamental.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia de leitura. 6. ed. São Paulo: Autores Associados, 1992.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Souza, R. de. (2016). A prática pedagógica no processo de alfabetização dos alunos do 3° ano do ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 7(2), 556–567. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9807