A prática pedagógica no processo de alfabetização dos alunos do 3° ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9807Resumo
Este artigo analisou como ocorrem as práticas pedagógicas no processo de alfabetização dos alunos do 3° ano do ensino fundamental. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, realizada a partir de questionários com professores e observação dos alunos em uma escola municipal localizada no município de Sinop – Mato Grosso. Verificou-se que o processo de alfabetização necessita ser reconhecido como condição humana importante ao exercício da cidadania. Percebeu-se durante a pesquisa uma dificuldade dos professores nas questões pedagógicas do Ciclo de Alfabetização, entre elas, a alfabetização como um processo de contínua reflexão, sobre o ato da leitura e da escrita, através de experiências sociais significativas.
Palavras-chave: educação; ensino fundamental; alfabetização; pesquisa qualitativa.
Downloads
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
CAGLIARI, Luiz Carlos, Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2002.
FERREIRO, Emília; PALÁCIO, Margarita Gomes. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
GROTTA, Ellen Cristina Baptistella. Formação do leitor: importância da mediação do professor. In: LEITE, Sérgio Antônio da Silva (org.) Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas, pedagógicas. 4. ed. Campinas – SP: Komedi, 2008.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
NUNCCI, Eliane Porto Di. Alfabetizar letrando... Um desafio para o professor. IN: LEITE, Sérgio Antônio da Silva (Org.). Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas, pedagógicas. 4. ed. Campinas – SP: Komedi, 2008.
Professora A. Professora A: questionário. [Out. 2015]. 2 f. Entrevistadora: Rosinete de Souza. Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso sobre A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: um olhar sobre as situações didáticas no contexto do 3° ano do ensino fundamental.
Professora B. Professora B: questionário. [Out. 2015]. 2 f. Entrevistadora: Rosinete de Souza. Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso sobre A prática pedagógica no processo de alfabetização: um olhar sobre as situações didáticas no contexto do 3° ano do ensino fundamental.
Professora C. Professora C: questionário. [Out. 2015]. 2 f. Entrevistadora: Rosinete de Souza. Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso sobre A prática pedagógica no processo de alfabetização: um olhar sobre as situações didáticas no contexto do 3° ano do ensino fundamental.
Professora D. Professora D: questionário. [Out. 2015]. 2 f. Entrevistadora: Rosinete de Souza. Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso sobre A prática pedagógica no processo de alfabetização: um olhar sobre as situações didáticas no contexto do 3° ano do ensino fundamental.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia de leitura. 6. ed. São Paulo: Autores Associados, 1992.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.