Violência no contexto da escola

Autores

  • Rildo Goulart Peres UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9774

Resumo

O atual estudo verificou os mecanismos utilizados pela instituição escolar como causadores de violência, principalmente a simbólica, na sua relação com professores e alunos. Os dados foram gerados a partir de um questionário a 49 professores da educação básica em diferentes tipos de instituição escolar. A pesquisa foi desenvolvida na região metropolitana de Porto Alegre, no primeiro semestre de 2014. As respostas foram categorizadas e analisadas utilizando as concepções apresentadas principalmente por Boaventura de Sousa Santos (1988). Os professores entendem que a escola não gera violência simbólica mas é um local de conflitos sendo um reflexo da sociedade.

Palavras-chave: violência; violência simbólica; pesquisa semi-estruturada.

 

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Biografia do Autor

Rildo Goulart Peres, UFRGS

Formado em Química Industrial e Licenciatura em Química pela UFRGS, formado em Tecnólogo em Gestão Ambiental pela UNIASSELVI. Funcionário da CORSAN atuando como Conselheiro de educação ambiental da Região do Vale dos sinos. Consultor de licenciamentos ambientais, tratamentos de efluentes, água transporte de cargas perigosas.

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Publicado

17-06-2016

Como Citar

Peres, R. G. (2016). Violência no contexto da escola. Eventos Pedagógicos, 7(2), 963–976. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9774