O professor e a utilização das tecnologias no contexto escolar

Autores

  • Poliana Moggi de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9830

Resumo

Este artigo objetiva discutir o professor e a utilização das tecnologias no contexto escolar. Para a realização deste estudo, foram utilizados autores que abordam a tecnologia de informação e comunicação dentro da educação, como Sandra Luzia Wrobel Straub e Maria Cândida Moraes. Com esse estudo, compreendem-se a história da tecnologia no Brasil, como se deu seu uso no Estado do Mato Grosso e qual o papel do docente na educação tecnológica. Concluindo que, para um avanço da tecnologia dentro das escolas há a necessidade de preparar os docentes, assim se faz necessário um programa de formação continuada para capacitação do educador no uso das tecnologias.

Palavras-chave: educação; Tecnologia de Informação e Comunicação; formação continuada; Sandra Luzia Wrobel Straub; Maria Cândida Moraes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, Ricardo Leite. Políticas públicas de informática aplicada à educação: a criação e extinção dos centros de Informatização na educação. Dissertação (Mestrado em Educação), Campo Grande/MS: UFMS, 1999.

ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto. Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino. Doutorado. Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas/SP, 2011.

ANDRADE, Pedro Ferreira de, ALBUQUERQUE LIMA, Maria Cândida.de. Projeto Educom.Brasília/DF: MEC/OEA, 1993.

BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistema de Informação, o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Ed Saraiva, São Paulo/ SP, 2006.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia- educação. Campinas/SP. Autores associados, 2001.

BRASIL, MEC / SEED. Programa Nacional de Informática na Educação –Proinfo. Brasília, 1997.

CAVALCANTE, Rosangela Mendes. Informatica na educação especial: analise do uso do computador nos laboratórios de informática por alunos portadores de necessidades educativas especiais. Monografia de conclusão de curso – pedagogia, Sinop/MT, 2007.

COUTINHO, Marília. A internet como ferramenta de ensino. Brasília/DF: Linhas críticas, 2000.

FONSECA, Rosemeri Cristiane Griepda. As novas tecnologias na formação continuada: desafios dos professores no municipio de Sinop. Monografia de conclusão de curso – Pedagogia, Sinop/MT, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: formar-se para mudança e incerteza. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

KALINKE, Marco Aurélio. Para não ser um Professor do Século Passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2. ed Campinas: Papirus, 2008.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 4. ed. São Paulo: Cortez,2000.

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999.

MORAES, Maria Cândida O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 2002.

NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino do. Informática aplicada à educação. Brasília/DF, Universidade de Brasília, 2007.

SILVA, Eli Lopes da.Webquest como prática pedagógica: pesquisa-ação em um curso de graduação no Senai Florianópolis. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPED SUL, 2010, Londrina. Universidade Estadual de Londrina, 2010.

STRAUB, Sandra Luzia Wrobel. Estratégias, desafios e perspectivas do uso da informática na educação. Realidade na escola pública. Cáceres: Ed. UNEMAT, 2009.

______. O Computador no interior da Escola Pública: Avanços, desafios e perspectiva do/no PROINFO. Florianópolis. Dissertação. UFSC 2002.

TEIXEIRA, Eder. Clevers de Alencar. Educação e novas tecnologias: o papel do professor diante desse cenário de inovações. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos>. Acesso em: 22 out. 2015.

VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Nied, 2002.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Souza, P. M. de. (2016). O professor e a utilização das tecnologias no contexto escolar. Eventos Pedagógicos, 7(2), 525–540. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9830