A importância da afetividade nas relações pedagógicas da educação infantil

Autores

  • Leandra Tonsach Alexandre

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9808

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo compreender a importância da afetividade na relação professor/aluno. As informações efetivaram-se por meio de pesquisa bibliográfica e campo de pesquisa realizado no segundo semestre de 2015 no Centro Municipal de Educação Infantil Tarsila do Amaral, localizada no município de Sinop - Mato Grosso. Henri Wallon discorre que por meio do afeto a criança tem seu desenvolvimento sócio-afetivo e formas de agir, pensar e sentir potencializados. A pesquisa revelou que afetividade é uma vinculação necessária a prática pedagógica dos professores imprimindo mediações para aprendizagem das crianças.

Palavras-chave: educação; educação infantil; afetividade; Henri Wallon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DANTAS, Heloisa. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Yves de Oliveira, M. K; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

FERREIRA, Aurino Lima; RÉGNIER, Ndja Maria Acioly. Contribuições de Henri Wallon na educação. Educar, Curitiba, Ed. UFPR, n. 36, p. 21-38, 2010.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil/Izabel Galvão. Petrópolis: Vozes, 1995.

MAHONEY, Abigail; ALMEIDA, Laurinda. A dimensão afetiva e o processo ensino-aprendizagem. In: _____ ;______ . (Orgs.). Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2007.

ROSSINI, Maria Augusta Sanches. Pedagogia Afetiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

RONCARATI, Mariana. Afetividade na creche: reflexões sobre as emoções. Presença pedagógica, v. 19, n. 109, p. 44-47, jan./fev. 2013.

SALTINI, Cláudio J. P. Afetividade e Inteligência. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

SOUSA, Fernanda Marques de; DIAS, Letícia Guastalla. A maturidade no desenvolvimento da criança de educação infantil. In: PIRES, Maria da Graça da costa; SANTOS, Marili dos (org). Interação social e pessoal na educação infantil. Revista Científica Especialização em Educação: gestão escolar, psicopedagogia, educação especial, educação infantil e alfabetização, v. 01, 2012.

TASSONI, Elvira Cristina Martins. A afetividade e o processo de apropriação da linguagem escrita. In: LEITE, Sérgio Antônio da Silva (Org.); Molina Alexandre da Silva. Alfabetização e Letramento: Contribuições para as práticas pedagógicas. 4. ed. Campinas, SP: Komedi, 2008.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WALLON, H. Do ato ao pensamento: Ensaio de psicologia comparada. Petrópolis: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Alexandre, L. T. (2016). A importância da afetividade nas relações pedagógicas da educação infantil. Eventos Pedagógicos, 7(2), 486–497. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9808