Alfabetização: percepções de práticas pedagógicas

Autores

  • Raquel Ester Kaminski de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9824

Resumo

A pesquisa discutiu a alfabetização do ponto de vista do professor alfabetizador e suas práticas em sala de aula. A pesquisa de campo foi realizada com as professoras alfabetizadoras que atuam nas escolas do Município de Sinop, Mato Grosso. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de cunho social, adotando o questionário como para o desenvolvimento do trabalho de campo. Concluiu-se que os sujeitos pesquisados vêm se fazendo professores reflexivos ao longo de suas trajetórias profissionais, a pesquisa evidenciou ainda, alguns limites na formação das professoras, que podem ser relacionados à formação inicial, assim como também à continuidade da formação, visto que os professores se posicionam ante a experiência profissional e a sua relação com o conhecimento. Embora o início das aprendizagens ocorra na universidade é no exercício da prática, na busca por novos saberes, e nas interações com o contexto que agregam na formação do professor.

Palavra-chave: educação; ensino fundamental; alfabetização; práticas professoras.

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Referências

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Publicado

17-06-2016

Como Citar

Carvalho, R. E. K. de. (2016). Alfabetização: percepções de práticas pedagógicas. Eventos Pedagógicos, 7(2), 541–555. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9824