Alfabetização: percepções de práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9824Resumo
A pesquisa discutiu a alfabetização do ponto de vista do professor alfabetizador e suas práticas em sala de aula. A pesquisa de campo foi realizada com as professoras alfabetizadoras que atuam nas escolas do Município de Sinop, Mato Grosso. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de cunho social, adotando o questionário como para o desenvolvimento do trabalho de campo. Concluiu-se que os sujeitos pesquisados vêm se fazendo professores reflexivos ao longo de suas trajetórias profissionais, a pesquisa evidenciou ainda, alguns limites na formação das professoras, que podem ser relacionados à formação inicial, assim como também à continuidade da formação, visto que os professores se posicionam ante a experiência profissional e a sua relação com o conhecimento. Embora o início das aprendizagens ocorra na universidade é no exercício da prática, na busca por novos saberes, e nas interações com o contexto que agregam na formação do professor.
Palavra-chave: educação; ensino fundamental; alfabetização; práticas professoras.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
ALBUQUERQUE, Eliana B. C.; MORAIS, Artur Gomes; FERREIR, Andréa T.B. As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras? Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, maio/ago. 2008.
AMARAL, C. W. Alfabetizar para quê? Uma perspectiva crítica para o processo de alfabetização. Campinas: Komedi, 2001.
AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 4. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
BATISTA, Helenildes Maria de Albuquerque. A prática pedagógica dos professores do ensino médio do CEFET – PI: desvelando concepções de avaliação da aprendizagem. Teresina: 2007.
BELLO, José Luiz de Paiva. Educação no Brasil: a História das rupturas. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm>. Acesso em: 31 out. 2015.
BOGDAN, Robert. BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e os métodos. ccidade Ed. Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Manual do pacto: Pacto pela Alfabetização na Idade Certa: o Brasil do futuro com o começo que ele merece. Brasília, DF, 2012.
CAGLIARI, L.C. Alfabetização sem o ba-bé-bi-bó-bu: por um construtivismo não psicogenético. In: III Congresso Paranaense de Alfabetização. São Paulo. Scipione. 1999.
CARNEIRO, Moacir Alves. LDB Fácil – Leitura Crítico-compreensiva artigo a artigo. 8. Ed. Petrópolís: Vozes, 2002.
DIAS, Marieta Prata de Lima. Metodologia da Pesquisa em Educação Especial. Sinop: UNEMAT Editora, 2005.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educ. Soc., jan./abr. 2007,v. 28, n. 98, p. 73-95;
FERREIRO, Emilia. Com Todas as Letras. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
______ . Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996.
______ . Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas sul, 1999.
______ . Reflexões sobre Alfabetização. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
______ . Reflexões Sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.
______ .; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
______ . O momento atual é interessante porque põe a escola em crise. Entrevista concedida à Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, Out. 2006. Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/momento-atual-423395.shtml>. Acesso em: 23 nov. 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______ . Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Sociedade & Educação, Campinas, v.33, n.119, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.phptA>. Acesso em: 19 nov. 2015.
GADOTTI, Moacir. Historias das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2002.
GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato; ALMEIDA, Patrícia Sousa. Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte , v. 9, n.12009 .Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 28 out. 2015.
HERNANDEZ, Fernando; SANCHO, Juana Maria. A formação a parir da experiência vivida. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, ano 10, n.40, p.9-11, Nov. 2006/jan.2007.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
JARDIM, Anna Carolina Salgado; PEREIRA, Viviane Santos. Metodologia Qualitativa: É Possível Adequar As Técnicas De Coleta De Dados Aos Contextos Vividos Em Campo? In: SOBER, 45º Congresso Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Porto Alegre, 26 a 30 de julho de 2009.
KLEIMAN, Ângela B. (Org.) Os significados do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social-Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
MORAIS, Artur G. Se a escrita alfabética é um sistema notacional (e não um código), que implicações isto tem pra a alfabetização? In MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana B. C; LEAL, Telma F. Alfabetização: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2005.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e Letramento. São Paulo: UNESP, 2004.
MOURA, Dayse Cabral. Por trás das letras: o ensino do sistema de notação alfabética na Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.
NUCCI, E.P. Alfabetizar letrando... Um desafio para o professor. In: Alfabetização e letramento. Campinas: Komedi, 2001.
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Edc. Soc., abr. 2001, vol. 22, n. 74, p. 27 – 42 . ISSN 0101-7330. PÁTIO. Revista pedagógica. Ano IX, n. 33. fevereiro/abril, 2005. ISSN 1518-305X. _______. Revista pedagógica. Ano IX, n. 35. agosto/outubro, 2005. ISSN 1518-305X.
OLIVEIRA, Solange Alves. O ensino e a avaliação do aprendizado do sistema de escrita alfabética numa escolarização organizada em ciclos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Revista Científica Eletrônica de Pedagogia é uma publicação semestral da Faculdade de Ciências Humanas de Garça FAHU/FAEF e Editora FAEF, mantidas pela Associação Cultural e Educacional de Garça – ACEG. Rua das Flores, 740 – Vila Labienópolis – CEP: 17400-000 – Garça/SP –Tel:(0**14)3407-8000–www.revista.inf.br– www.editorafaef.com.br – www.faef.br.
SHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOARES, Elizabeth Nair Duarte Salgado. Representações sociais de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de janeiro, 2003.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2006.
SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte; autentica 2009.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
TAVARES, C. Iniciação a visão holística. Rio de Janeiro: Record, 1993
TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
TEIXEIRA, Olga Suely e CORDEIRO, Rubério de Queiroz. Educação Jesuíta: Objetivo Metodologia e Conteúdo nos Aldeamentos Indígenas no Brasil Colônia. In: Anais do IIREVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA, 5: 184-200 2014 200. Encontro Internacional de História Colonial, Mneme – Revista de Humanidades, UFRN, Caicó (RN), v. 9 nº 24, Set/Out, 2008. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm>. Acesso em: 31/10/2015.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 103 p.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação._São Paulo: Atlas, 1987.
ZACCUR, Edwiges (org). A Magia da Linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.