Futuras pedagogas mães e trabalhadoras do curso de pedagogia na Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Sinop: entre o tempo ditado pelo mercado de trabalho e o tempo necessário para educar seus filhos

Autores

  • Evelyn Von Heimburg

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9839

Resumo

As mulheres na sociedade capitalista desempenham uma tripla jornada de trabalho: formação profissional, atividades domésticas e a Educação de seus filhos. A pesquisa buscou compreender quais são os desafios que elas enfrentam para conciliar estas três tarefas. A pesquisa foi realizada na Universidade do Estado de Mato Grosso, no campus de Sinop, com três alunas que são mães e atuam no mercado de trabalho. O instrumento metodológico utilizado para a coleta de dados foi um questionário aberto com trinta e três questões. Concluiu-se que as alunas, quando colocadas em situações que precisam optar por algumas dessas situações da tripla jornada, acabam optando pelo trabalho assalariado, anulando, muitas vezes, a chance de estarem com suas famílias.

Palavras-chave: educação; alunas-mães-trabalhadoras; formação profissional.

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Publicado

17-06-2016

Como Citar

Futuras pedagogas mães e trabalhadoras do curso de pedagogia na Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Sinop: entre o tempo ditado pelo mercado de trabalho e o tempo necessário para educar seus filhos. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 415–425, 2016. DOI: 10.30681/reps.v7i2.9839. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9839. Acesso em: 24 dez. 2025.