Futuras pedagogas mães e trabalhadoras do curso de pedagogia na Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Sinop: entre o tempo ditado pelo mercado de trabalho e o tempo necessário para educar seus filhos
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9839Resumo
As mulheres na sociedade capitalista desempenham uma tripla jornada de trabalho: formação profissional, atividades domésticas e a Educação de seus filhos. A pesquisa buscou compreender quais são os desafios que elas enfrentam para conciliar estas três tarefas. A pesquisa foi realizada na Universidade do Estado de Mato Grosso, no campus de Sinop, com três alunas que são mães e atuam no mercado de trabalho. O instrumento metodológico utilizado para a coleta de dados foi um questionário aberto com trinta e três questões. Concluiu-se que as alunas, quando colocadas em situações que precisam optar por algumas dessas situações da tripla jornada, acabam optando pelo trabalho assalariado, anulando, muitas vezes, a chance de estarem com suas famílias.
Palavras-chave: educação; alunas-mães-trabalhadoras; formação profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.