Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9797Resumo
Este ensaio enfatiza a transfiguração da sala de aula a partir das relações de interdependência constitutivas dos cotidianos deste lugar. Ocupar posições e produzir relações compõem a dupla face de processos rituais através dos quais professores e estudantes protagonizam performances de sentar. O propósito do trabalho é apontar as múltiplas formas de ocupação da sala de aula como fonte geradora de heterogeneidades relacionais presentes no cotidiano das instituições educacionais. As reflexões desenvolvidas estabelecem conversações com abordagens antropossociais contemporâneas a partir de análises configuracionais de um ensaio fotográfico produzido em uma turma do Curso de Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Após apresentar as diferentes nuances de ocupação da sala de aula resultante de uma observação intensiva com o grupo de estudantes, indicam-se outras possibilidades de compreensão da multiplicidade de relações cotidianas nas instituições educacionais no que diz respeito à formação de professores na contemporaneidade.
Palavras-chave: educação; formação de professores; cotidiano; etnografia; redes de interdependências.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.