Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula

Autores

  • Álamo Pimentel Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9797

Resumo

Este ensaio enfatiza a transfiguração da sala de aula a partir das relações de interdependência constitutivas dos cotidianos deste lugar. Ocupar posições e produzir relações compõem a dupla face de processos rituais através dos quais professores e estudantes protagonizam performances de sentar. O propósito do trabalho é apontar as múltiplas formas de ocupação da sala de aula como fonte geradora de heterogeneidades relacionais presentes no cotidiano das instituições educacionais. As reflexões desenvolvidas estabelecem conversações com abordagens antropossociais contemporâneas a partir de análises configuracionais de um ensaio fotográfico produzido em uma turma do Curso de Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Após apresentar as diferentes nuances de ocupação da sala de aula resultante de uma observação intensiva com o grupo de estudantes, indicam-se outras possibilidades de compreensão da multiplicidade de relações cotidianas nas instituições educacionais no que diz respeito à formação de professores na contemporaneidade.

Palavras-chave: educação; formação de professores; cotidiano; etnografia; redes de interdependências.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Álamo Pimentel, Universidade Federal do Sul da Bahia
    Centro de Humanidades, Campus Jorge Amado, Universidade Federal do Sul da Bahia

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula. (2016). Eventos Pedagógicos, 7(2), 629-650. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9797