Esporte e lazer e sua contribuição para o desenvolvimento dos alunos na educação integral
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9759Resumo
A educação é um dos fatores fundamentais para transformar a sociedade numa sociedade melhor para se viver, mais justa e igualitária. Para tanto, faz-se necessário investir nesse campo. E a educação em tempo integral surge como possibilidade de contribuir para o fortalecimento e melhorias dessa educação que já amplia a carga horária dos alunos nas escolas, e tem como objetivo, entre tantos, oferecer e desenvolver atividades socioeducativas no contra turno escolar de modo a articular as atividades típicas escolares à vida em sociedade. A educação em tempo integral tem como finalidade contribuir para o fortalecimento, melhorias e qualidade na educação. Um segundo turno na escola oferece ao aluno maiores oportunidades, como oficinas de esporte e lazer que fortalecem um pouco mais a qualidade dessa educação, desenvolvendo o ser humano de forma integral. A presente pesquisa refere-se às atividades de esporte e lazer oferecidas e desenvolvidas no contra turno de uma escola municipal, cujo objetivo geral foi descobrir se tais atividades contribuem para o crescimento e desenvolvimento individual e social dos estudantes. A partir deste, os objetivos específicos foram primeiramente estudar o Projeto Político Pedagógico dessa escola, descobrir quais atividades esportivas e de lazer são oferecidas aos alunos, bem como o espaço físico disponibilizado para a realização dessas atividades, e descobrir que contribuição a relação Educação Integral X Esporte e Lazer proporciona aos alunos inseridos nessa modalidade de ensino. Metodologicamente, optou-se por pesquisa de caso, em que os sujeitos da pesquisa são dois professores de Educação Física, coordenadora e a gestora de uma escola municipal do município de Lucas do Rio Verde-MT que oferece educação em tempo integral. Utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada e com um roteiro a seguir, onde as respostas dos entrevistados foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Os dados coletados foram analisados e com isso foi possível chegar ao entendimento de que o esporte e o lazer contribuem de forma individual e social no emotivo, afetivo e intelectual desses alunos. Assim como os sujeitos da pesquisa, também consideramos que a educação integral tem como objetivo desenvolver o homem de forma integral, desde seu pensar, sentir, agir e querer, e com relação ao segundo tempo na escola onde são propostas atividades de esporte e lazer com várias oficinas, contribui também para esse desenvolvimento, pois ali os alunos tendem a fazer o que gostam, e em grupos abrangendo e aprofundando os conhecimentos no esporte e no lazer. Isso faz com que sejam desenvolvidas também as potencialidades de cada um, pois nesse tempo são oferecidas condições para que possam construir diferentes saberes e aprendizagens que vão além do que é oferecido em sala de aula, reforçando o que é cobrado da escola, a tarefa de formar cidadãos que sejam capazes de viver e atuar em sociedade com responsabilidade e para o mercado de trabalho cada vez mais exigente de qualidade.
Palavras-chave: educação integral; esporte e lazer; desenvolvimento individual e social.
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