O Programa Mais Educação e suas possibilidades de intensificar a jornada escolar na formação do aluno
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9816Resumo
Esta pesquisa investigou as possibilidades de intensificar a jornada escolar na formação integral dos alunos que estão inseridos no Programa Mais Educação, instituído pelo Governo Federal em 2007 para a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da educação integral que visa atender o aluno em período integral. A metodologia foi de cunho qualitativo desenvolvida na Escola de Educação Básica Basiliano do Carmo de Jesus no Município de Sinop, onde foi desenvolvido o Programa, ressaltando a importância de compreender na prática como é o processo de escolarização e aprendizagem.
Palavras-chave: Programa Mais Educação; escolarização; aprendizagem.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
COORDENADORA CR1. COORDENADORA CR1: depoimento. [18 agosto. 2015]. Entrevistadora: Cleide Aparecida Pereira Cirino. Gravação digital de áudio. (12 min.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso intitulada O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.
DIRETORA DR2. DIRETORA DR2: depoimento. [18 agosto. 2015]. Entrevistadora: Cleide Aparecida Pereira Cirino. Gravação digital de áudio. (15 min 30 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso intitulado. O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. São Paulo: Cortez, 1989.
______. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. Educação e do trabalho: perspectivas de final de século 12. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?Lang=&codmun=510790&idtema=117&search=mato-grosso|sinop|ensino-matriculas-docentes-e-rede-escolar-2012>Acesso em: 28 set. 2015.
LOMBARDI, José Claudinei. Texto Sobre Educação e Ensino, Karl Marx e Friedrich Engels. Campinas: Navegando Publicações, 2011.
MATO GROSSO. Disponível em <http://www.mt.gov.br/editorias/educacao/abertasinscricoes-para-escolas-se-cadastrarem-no-mais-educacao/107896>. Acesso em: 09 nov. 2015
MEC. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/379-noticias/educacao-integral 1444911421/15521-programa-mais-educacao-tem-modelo-implantado-em-cidades-mato-grossenses> Acesso em: 10 nov. 2015
MÉSZÁROS, Istevan. O Poder da Ideologia. São Paulo: Ed. Bom tempo, 2004.
______ . Para Além do Capital: Rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Bons tempos, 2011.
MOLL, Jaqueline. Conceitos e pressupostos: o que podemos dizer quando falamos de educação integral? Salto para o futuro Educação integral. Ano XVIII boletim 13 - Agosto de 2008.
______ . Caminhos da educação integral no Brasil: direitos a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso 2012.
SINOP. Secretaria Municipal de Educação: Disponível em: <http://www.sinop.mt.gov.br/sme/Informativos>. Acesso em: 01 dez. 2015
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.