Práticas pedagógicas na educação infantil: o desenvolvimento da imaginação e a fantasia das crianças

Autores

  • Ana Carolina Danzer

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9822

Resumo

Este artigo apresenta como temática o imaginário das crianças na educação infantil abordando os relacionamentos produzidos durante as brincadeiras. A pesquisa de campo teve como metodologia a observação participante, sendo que as anotações foram realizadas em um Diário de Campo. Para fundamentação teórica respaldamos nas autoras Carmem Maria Craidy e Gládes Elise Pereira da Silva Kaechner. Espera-se que o estudo contribua no pensar dos professores na educação infantil, valorizando os momentos e espaços da criança.

Palavras-chave: educação; educação infantil; imaginário infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2009.

BRASIL. Lei n° 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC, SEB,2006.

BECKER, H.S. Métodos de pesquisas em Ciências Sociais. 3. ed. São Paulo: Hucitc ed, 1997.

CHARLOT, Bernard. Qualidade social da Escola pública e formação dos docentes. Revista Espaço Pedagógico, UFS, Passo Fundo, v. 12, n. 2, p. 39-48, jul./dez. 2005.

CRAIDY, Carmem Maria. A Formação de Educadores para a Educação Infantil: Exigências, Desafios e Realidade. OMEP. 14º. Congresso Brasileiro de Educação Infantil, Campo Grande-MS. 10 a 14 de julho, 2002.

CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládes Elise P. da Silva. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

CORSO, Diana L.; Mario. Fadas no divã. A psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 2001.

GENTILI, Pablo. O discurso da “qualidade” como nova retórica conservadora no campo educacional. In: ______; SILVA, T.T. (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 111-177.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. O (velho e bom) caderno de campo1. São Paulo, novembro de 1996. Disponível em: <http://nau.fflch.usp.br/sites/nau.fflch.usp.br/files/upload/paginas/o%20velho%20e%20bom%20caderno_de_campo.pdf>.

SANTOS, Ilka Schapper. A imaginação e o desenvolvimento infantil. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 157-169, set.2008/fev.2009. <http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2009/11/Artigo-09-13.2.pdf>. Acesso em: nov.2015.

SARMENTO, Manuel J. As Culturas da Infância nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade: crianças e miúdos – perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: ASA Ed., 2004, p. 09-34.

SILVA, A. C. R. da. Metodologia da Pesquisa Aplicada a Contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Práticas pedagógicas na educação infantil: o desenvolvimento da imaginação e a fantasia das crianças. (2016). Eventos Pedagógicos, 7(2), 244-259. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9822

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)