Alfabetização e produção de textos: movimentos e indícios de autoria
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9778Resumo
Este artigo enfoca interfaces entre alfabetização, produção de textos e autoria. Buscou-se identificar movimentos de aprendizagem a partir dos quais o alfabetizando se desloca de um lugar menos autônomo em relação à sua própria escrita para uma maior autonomia, evidenciar a relevância dos dados singulares na determinação dos percursos trilhados na aquisição da linguagem, estudar as relações estabelecidas entre o sujeito e a linguagem, atentando para os gestos de autoria da escrita constituídos. Buscou-se subsídios em Luiz Carlos Cagliari e Gladis Massini-Cagliari, Eni Orlandi, Eduardo Calil e Maria Bernadete Marques Abaurre. Trata-se de Estudo de Caso que envolve duas crianças de uma turma de 1° ano de Ensino Fundamental: V. e K. A pesquisa estende-se de fevereiro a setembro de 2013. V. e K. constituíram lugares de autoria associados ao trabalho com hipóteses ortográficas e aos princípios de organização de um texto com características literárias.
Palavras-chave: produção de textos; autoria; alfabetização; formação de professores alfabetizadores.
Downloads
Referências
ABAURRE, Maria Bernadete Marques. (Re)Escrevendo: o que muda? In: ABAURRE, Maria Bernadete Marques; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura T.. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. São Paulo: Mercado das Letras, 2002. p. 61-77.
ABAURRE, Maria Bernadete Marques. Uma história individual. In: ABAURRE, Maria Bernadete Marques; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura T.. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. São Paulo: Mercado das Letras, 2002. p. 79-115.
ABAURRE, Maria Bernadete Marques; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura T.. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. São Paulo: Mercado das Letras, 2002.
ABAURRE, Maria Bernadete Marques; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura T.; GERALDI, João Wanderley. Considerações sobre a utilização de um paradigma indiciário na análise de episódios de refacção textual. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, (25):5-23, Jan./Jun. 1995.
ABAURRE, Maria Bernadete Marques; CAGLIARI, Luiz Carlos. Textos Espontâneos na Primeira Série. Cadernos CEDES - Recuperando a Alegria de Ler e Escrever, n. 14, p. 25-29. São Paulo: Cortez, 1985.
ABAURRE, Maria Bernadete Marques; CAGLIARI, Luiz Carlos. Textos Espontâneos na Primeira Série. Jornal da Alfabetizadora, n. 0/18, v. 2/3, p. 19. Porto Alegre: Kuarup, 1988-1991.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2010.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 21. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997a.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997b.
CAGLIARI, Luiz Carlos. A categorização gráfica na história do alfabeto. In: MASSINI-CAGLIARI, Gladis; CAGLIARI, Luiz Carlos. Diante das Letras: a escrita na alfabetização. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2001. p. 41-48.
CAGLIARI, Luiz Carlos. A ortografia na escola e na vida. In: MASSINI-CAGLIARI, Gladis; CAGLIARI, Luiz Carlos. Diante das Letras: a escrita na alfabetização. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2001. p. 61-96.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística.11. ed. São Paulo: Scipione, 2012.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o bá, bé, bi, bó, bu. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2010.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Oralidade e ensino de língua. Jornal do Alfabetizador, Ano X, n. 58, p. 3-5. Porto Alegre: Kuarup, 1998.
CALIL, Eduardo. Autoria: (e)efeito de relações inconclusas (um estudo de práticas de textualização na escola). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, 1995. (Tese de Doutorado).
CALIL, Eduardo. Movimento de autoria e gestos de interpretação em um processo de escritura de poesia. Rev. ANPOLL, n. 17, p. 93-118, jul./dez. 2004.
CARVALHO, Marlene. 5. ed. Guia prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2004.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
FERREIRO, Emilia et al. Chapeuzinho Vermelho aprende a escrever: estudos psicolinguísticos comparativos em três línguas. São Paulo: Ática, 1996.
FIORIN, José Luiz. Teoria dos signos. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à linguística: objetos teóricos. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 55-74.
JOLIBERT, Josette. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
KURRIE, Karen L. Perguntas sobre erros ortográficos. Jornal do Alfabetizador, Ano X, n. 58, p. 13-16. Porto Alegre: Kuarup, 1998.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo: Ática, 2011.
LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MAYRINK-SABINSON, Maria Laura Trindade. (Re)Escrevendo: momentos iniciais. In: ABAURRE, Maria Bernadete Marques; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura T.. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. São Paulo: Mercado das Letras, 2002. p. 53-59.
MAYRINK-SABINSON, Maria Laura Trindade. Um evento singular. In: ABAURRE, Maria Bernadete Marques; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura T.. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. São Paulo: Mercado das Letras, 2002. p. 37-49.
MASSINI-CAGLIARI, Gladis. Aquisição da escrita: questões de categorização gráfica. In: MASSINI-CAGLIARI, Gladis; CAGLIARI, Luiz Carlos. Diante das Letras: a escrita na alfabetização. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2001. p. 49-59.
MASSINI-CAGLIARI, Gladis. O que é uma letra? Reflexões a respeito de aspectos gráficos e funcionais. In: MASSINI-CAGLIARI, Gladis; CAGLIARI, Luiz Carlos. Diante das Letras: a escrita na alfabetização. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2001. p. 33-39.
MASSINI-CAGLIARI, Gladis; CAGLIARI, Luiz Carlos. Diante das Letras: a escrita na alfabetização. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2001.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. São Paulo: Pontes, 2007.
SARAIVA, Juracy Assmann (org.). Literatura infantil e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2003.
TEBEROSKY, Ana; GALLART, Marta Soler [et al.]. Contextos de alfabetização inicial. Porto Alegre: Artmed, 2004.
TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (orgs.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995.
ZORZI, Jaime Luiz. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.