O delineamento da política de alfabetização no município de Dourados/MS: considerações sobre o bloco inicial de alfabetização

Autores

  • Emiliana Cristina Rodrigues Nunes Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9768

Resumo

A organização da sociedade contemporânea implica uma escola dinâmica, democrática e transformadora e a temática dos ciclos é assunto recorrente na literatura e na política educacional como uma proposta que possui características que podem contribuir para a construção desta escola almejada. Deste modo, tem-se por objeto de estudo desta pesquisa o Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) que, por objetivo geral, pretende analisar o delineamento da política de alfabetização no município de Dourados/MS a partir da apreciação do BIA, e especificamente identificar as concepções e modalidades de ciclos presentes em documentos e na literatura, caracterizar e analisar no município referido, a proposta de organização do processo de alfabetização na modalidade do BIA e analisar três dos eixos estruturais da proposta pedagógica do BIA, sendo estes o currículo, a alfabetização e o letramento e a avaliação entendendo estes como possíveis caminhos para a concretização dos objetivos propostos. Para isso utilizou-se a pesquisa bibliográfica e análise documental, bem como a técnica de entrevista para levantamento de dados empíricos, configurando assim esta pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa. Identificou-se que, como outras modalidades de ciclos investigadas, o BIA apresenta as mesmas dificuldades quanto ao seu processo de delineamento e implantação, fazendo-se necessário o trabalho paralelo de formação junto aos coordenadores e professores para melhor fundamentação da proposta do bloco e revisão das práticas avaliativas e alfabetizadoras, bem como da elaboração do currículo. Constatou-se que a qualidade do processo de alfabetização e letramento ainda continua atrelada às questões da reprovação e do fracasso escolar. Conclui-se que é imprescindível para a concretização das profundas transformações requeridas nas concepções, posturas e práticas que vão ao sentido contrário da lógica da seriação o compromisso com a ressignificação da instituição escola, e que este deve ser assumido nas mais variadas instâncias da sociedade envolvidas neste processo.

Palavras-chaves: política educacional; bloco inicial de alfabetização; ciclos; políticas de alfabetização.

 

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Biografia do Autor

Emiliana Cristina Rodrigues Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados

Pedagoga pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Mestre pela Universidade Federal da Grande Dourados.

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Publicado

17-06-2016

Como Citar

Nunes, E. C. R. (2016). O delineamento da política de alfabetização no município de Dourados/MS: considerações sobre o bloco inicial de alfabetização. Eventos Pedagógicos, 7(2), 612–613. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9768