Avaliação do texto infantil: descobertas e possibilidades

Autores

  • Luísa Jacques Collato Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9776

Resumo

A alfabetização por meio de textos tem adquirido importância na área da educação. Buscamos identificar e compreender estratégias e recursos na avaliação de textos infantis que desenvolvam a escrita inicial. O objetivo que orienta o estudo é o de compreender como as práticas de avaliação auxiliam na aquisição da escrita, problematizando possíveis relações estabelecidas entre as práticas de avaliação e o planejamento proposto. A pesquisa é de caráter qualitativo e envolve utilização de entrevista semiestruturada, enfocando modos de “correção” das produções dos alunos e sua compreensão a respeito dos papéis desempenhados pelos interlocutores adultos.

Palavras-chave: avaliação; texto; alfabetização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luísa Jacques Collato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na rede municipal de ensino de Porto Alegre.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2010.

ABAURRE, Maria Bernadete Marques; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura T.; FIAD, Raquel Salek. Investigando a singularidade dos sujeitos no processo de aquisição da escrita. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 31, jun./2000, p. 135-151.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 2009.

______. A ortografia na escola e na vida. In: MASSINI-CAGLIARI, Gladis e CAGLIARI, Luiz Carlos. Diante das letras: a escrita na alfabetização. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB; São Paulo: Fapesp, 2001. p. 61-96. (Coleção Leituras no Brasil).

______. A produção de textos espontâneos. In: CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Scipione, 2010. p. 197-240.

______. Avaliação, promoção, planejamento. In: CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Scipione, 2010. p. 61-78.

______. O ensino e a aprendizagem: os dois métodos. In: CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Scipione, 2010. p. 35-60.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

FERNANDES, Claudia de Oliveira e FREITAS, Luiz Carlos de. Currículo e avaliação. In: BEAUVHAMP, Jeanette; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007. p. 17-40.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GROSSI, Esther Pillar. Didática do nível alfabético. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002b.

______.Didática do Nível Pré-Silábico. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

______.Didática do nível silábico. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002a.

KOCH, Ingedore Villaça e TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2001. (Repensando a Língua Portuguesa).

MAYRINK-SABINSON, Maria Laura T. A produção escrita da criança e sua avaliação, Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, (24): 19-33, jan./jun. 1993.

______.O papel do interlocutor. In: ABAURRE, Maria Bernadete Marques; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura Trindade. Cenas de Aquisição da Escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. São Paulo: Mercado de Letras, 2002. p. 117-151.

______. Um evento singular. In: ABAURRE, Maria Bernadete Marques; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura Trindade. Cenas de Aquisição da Escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. São Paulo: Mercado de Letras, 2002. p. 37-49.

______. (Re)Escrevendo: momentos iniciais. In: ABAURRE, Maria Bernadete Marques; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura Trindade. Cenas de Aquisição da Escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. São Paulo: Mercado de Letras, 2002. p. 53-59.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SARAIVA, Juracy Assmann (org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOARES, Magda. Letramento/Alfabetismo. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, jul/ago 1996, v. 2, n. 10, p. 83-89.

______. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. 2. ed. São Paulo: Global, 2004. P. 89-114.

______.Letramento: um tema em três gêneros. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Avaliação do texto infantil: descobertas e possibilidades. (2016). Eventos Pedagógicos, 7(2), 965-891. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9776