“Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente

Autores

  • Celina Nair Xavier Neta Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9790

Resumo

O artigo apresenta a aproximação entre a Educação de Surdos e a Análise de Discurso. Foi desenvolvido a partir de coleta de dados para pesquisa sobre o ensino de Literatura Infantil em escolas que atendem alunos surdos em Porto Alegre e região metropolitana. Este trabalho tem como objetivo analisar o enunciado de docentes de surdos a partir de Michel Pêcheux e Eni Orlandi que ofereceram subsídios para a mobilização da “caixa de conceitos” da Análise do Discurso. Nas entrevistas realizadas com docentes de escolas da rede pública estadual de surdos, surgiu o enunciado: “Surdos têm medo de Livros” que apontou para efeitos de sentido de celebração e de negação dos surdos, tendo em vista que o discurso dos docentes entrevistados deslizam entre a negação da capacidade dos surdos aprenderem a Língua Portuguesa e a celebração da Língua Brasileira de Sinais – Libras e da necessidade de um ensino Bilíngue para os surdos.

Palavras-chave: análise do discurso; educação de surdos; discurso docente.

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Publicado

17-06-2016

Como Citar

Xavier Neta, C. N. (2016). “Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente. Eventos Pedagógicos, 7(2), 723–743. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9790