Possibilidades e linhas de fuga: a invenção de escolas outras no dia a dia – Uma entrevista com Silvio Donizetti de Oliveira Gallo

Autores

  • Dóris Maria Luzzardi Fiss Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9837

Resumo

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), mestrado em Educação (1990), doutorado em Educação (1993) e livre docência em Filosofia da Educação (2009), todos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Associado III (MS-5.3) da Universidade Estadual de Campinas. Desde 2007 é bolsista produtividade do CNPq.

Membro de diversas associações científicas do campo da Filosofia da Educação no Brasil e no exterior, no biênio 2014-2016 é Presidente da SOFIE - Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. É co-editor da Revista Fermentario, publicada pela FFyH da Universidad de la República (Uruguai) e pela FE-Unicamp. É editor chefe da Revista Pro-Posições, da Faculdade de Educação da Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia francesa contemporânea e educação, ensino de filosofia, filosofia e transversalidade, anarquismo e educação.

Agradecemos pela gentileza e disponibilidade do referido docente, que atendeu prontamente o pedido da professora Dóris Maria Luzzardi Fiss e cedeu esta entrevista em 03 de abril de 2016, por e-mail.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dóris Maria Luzzardi Fiss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Possui Graduação (Licenciatura Plena) em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), Mestrado (1996-1998) e Doutorado (1999-2003) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professora Adjunta IV no Departamento de Ensino e Currículo (Área: Didática) da Faculdade de Educação (FACED) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Parecerista ad hoc das revistas: Educação e Realidade (UFRGS - A1), Currículo sem Fronteiras (A2), Arquivos Analíticos sobre Práticas Educativas (Universidade do Arizona/EUA, A2), Educação (PUCRS - A2), Reflexão e Ação (UNISC - B2) e Ciência, Educação e Cultura (UNILASALLE - B5). Membro do Conselho Editorial da Revista Reflexão e Ação. Membro do Conselho Consultivo Nacional da Revista Eventos Pedagógicos (UNEMAT). Integrante dos Grupos de Estudos "Educação e Mídias" (UNISC, Santa Cruz do Sul/RS) e "Acesso e permanência na educação" (UENF Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro). Membro das Linhas de Pesquisa;Educação: arte, linguagem, tecnologia; (UFRGS) e Aprendizagem, Tecnologias e Linguagens na Educação; (UNISC). Membro e vice-líder do Grupo de Pesquisas sobre Educação e Análise de Discurso (UFRGS) desde 1999. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em currículo, práticas pedagógicas e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, currículo, culturas juvenis, identidades docentes, planejamento e formação de professores.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Fiss, D. M. L. (2016). Possibilidades e linhas de fuga: a invenção de escolas outras no dia a dia – Uma entrevista com Silvio Donizetti de Oliveira Gallo. Eventos Pedagógicos, 7(2), 994–1003. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9837

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)