O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade

Autores

  • Alcione Castro

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9809

Resumo

O artigo faz uma análise das contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docência através do Subprojeto de Aprendizagem e Assimilação Cooperativa vinculado ao Curso de Pedagogia Campus de Sinop – Mato Grosso. A pesquisa de caráter qualitativa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecida de Oliva Almeida, a coleta de dados ocorreu por meio de documentos e entrevistas semi-estruturadas com os bolsistas. Objetivou-se compreender o programa e as experiências que são mediadas pelos sujeitos como todo, tendo como embasamento teórico Paulo Freire. Nesta perspectiva, os resultados da experiência possibilitam qualificação do bolsista em formação.

Palavras-chave: educação; programa de bolsas de iniciação à docência; Paulo Freire; pesquisa qualitativa.

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Referências

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BOLSISTA BG1. Bolsista BG1: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (20 min. 42 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.

BOLSISTA BJ2. Bolsista BJ2: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (24 min.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.

BOLSISTA BM4. Bolsista BM4: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (23 min.47 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.

BOLSISTA BS1. Bolsista BS1: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (12 min. O2 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.

BOLSISTA BBC1. Bolsista BBC1: depoimento. [05 nov. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (2 h 38min 12 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.

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Publicado

17-06-2016

Como Citar

Castro, A. (2016). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade. Eventos Pedagógicos, 7(2), 229–243. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9809