O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9809Resumo
O artigo faz uma análise das contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docência através do Subprojeto de Aprendizagem e Assimilação Cooperativa vinculado ao Curso de Pedagogia Campus de Sinop – Mato Grosso. A pesquisa de caráter qualitativa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecida de Oliva Almeida, a coleta de dados ocorreu por meio de documentos e entrevistas semi-estruturadas com os bolsistas. Objetivou-se compreender o programa e as experiências que são mediadas pelos sujeitos como todo, tendo como embasamento teórico Paulo Freire. Nesta perspectiva, os resultados da experiência possibilitam qualificação do bolsista em formação.
Palavras-chave: educação; programa de bolsas de iniciação à docência; Paulo Freire; pesquisa qualitativa.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Decreto presidencial N°. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 01 jan. 2015.
______. Seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência voltada ao Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID MEC. Brasília. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_PIBID.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2007.
______. Referenciais para Formação de Professores. 2. ed. MEC: Brasília, 2002.
BOLSISTA BC3. Bolsista BC3: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (15min.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.
BOLSISTA BG1. Bolsista BG1: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (20 min. 42 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.
BOLSISTA BJ2. Bolsista BJ2: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (24 min.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.
BOLSISTA BM4. Bolsista BM4: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (23 min.47 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.
BOLSISTA BS1. Bolsista BS1: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (12 min. O2 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.
BOLSISTA BBC1. Bolsista BBC1: depoimento. [05 nov. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (2 h 38min 12 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.
FREITAS, Helena Costa l. de. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. Campinas: Papirus, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências
educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
NÓVOA, António. Vida De Professores. 2. ed. Portugal, Porto Editora, 1992.
PEDRO, Demo. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.