A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária

Autores

  • Bruna dos Santos Evangelista

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9831

Resumo

Este trabalho apresenta resultados da pesquisa realizada sobre o ensino da literatura e sua relação como processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária. A literatura, além de seu valor estético, tem também a função pedagógica. A ideologia encontrada nos livros didáticos e paradidáticos serve como parâmetro para a construção social de muitas pessoas. O método utilizado é a abordagem das questões histórico-dialéticas por meio da pesquisa bibliográfica do tema, tendo como embasamento a teoria do capital cultural de Pierre Bourdieu. As dificuldades encontradas pelos alunos da classe proletária em relação à literatura estão ligadas principalmente à linguagem utilizada em sala de aula.

Palavras-chave: educação; processo formativo; literatura; capital cultural.

 

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Biografia do Autor

Bruna dos Santos Evangelista

Graduanda em pedagogia

Referências

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Publicado

17-06-2016

Como Citar

Evangelista, B. dos S. (2016). A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária. Eventos Pedagógicos, 7(2), 290–301. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9831

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