Formação do professor de filosofia: entre o saber e o fazer
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9779Resumo
Este texto problematiza a formação do professor de filosofia em curso de licenciatura e no espaço da escola, quando em situação de estágio e, mais tarde, como professor iniciante. Destaca-se a importância dos conhecimentos disciplinares de caráter específico, das ciências da educação e da didática, mas em correlação com os saberes que são aprendidos no espaço da escola, quando do enfrentamento de situações práticas. Chama-se a atenção para o fato de que o impacto dos saberes/disciplinas apreendidos na formação inicial será menor nas práticas docentes do professor de filosofia se não for constituído, por ele, um processo de reflexão sobre sua trajetória escolar, sobre suas representações de escola e de professor, uma vez que estas permanecem fortes e sustentadoras de suas ações ao longo de sua formação inicial. Ao final enfatizamos a importância da formação ser assumida também como auto formação, ou seja, como possibilidade de pensar sobre o que estamos fazendo de nós mesmos como professores e sobre que tempo presente é este em que nos situamos.
Palavras-chave: formação de professores; curso de licenciatura; saberes docentes; ensino de filosofia.
Downloads
Referências
CNE/CP 1. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, 18 de fevereiro de 2002.
CNE/CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, 03 de abril de 2001.
Departamento de Filosofia UFSM. Disponível em: < http://w3.ufsm.br/filosofia/?page_id=3441> Acesso em 03 de Maio, 2015
HEUSER, Ester Maria Dreher. Muros do estágio e da formação de professores de filosofia. SABERES, Natal – RN, v. 2, n.5, ago. 2010. Disponível em: < http://www.cchla.ufrn.br/saberes/Numero5/Artigos%20em%20Filosofia-Educacao/Ester%20Maria%20Dreher%20Heuser_MUROS%20DO%20ESTAGIO%20E%20DA%20FORMACAO_18-28.pdf> Acesso em 03 de Maio, 2015.
MURCHO, Desidério. A natureza da filosofia e o seu ensino. Lisboa: Plátano, (Coleção Aula Prática), 2002.
CERLETTI, Alejandro. O ensino da Filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Coleção Ensino da Filosofia).
CASTELO BRANCO, Guilherme. Ontologia do presente, racismo, lutas de resistência. In: PASSOS, Izabel C. Friche (Org.). Poder, normalização e violência: incursões foucaultianas para a atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 83-89.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2004.
GADELHA, Silvio de Souza. De fardos que podem acompanhar a atividade docente ou de como o mestre pode devir burro (ou camelo). In: Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1257-1272, Set./Dez. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v26n93/27278.pdf> Acesso em: 29 dez.2015.
GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo : Cultura Acadêmica, 2009.
GALLO, Silvio. Deleuze & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DELEUZE, Gilles. ABECEDÁRIO. Disponível em http://escolanomade.org/pensadores-textos-e-videos/deleuze-gilles/o-abecedario-de-gilles-deleuze-transcricao-integral-do-video.
MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de filosofia. São Paulo, FEUSP, mimeo., s/d.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.