Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada

Autores

  • Maria de Fátima Mello de Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9783

Resumo

O presente artigo tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa para dissertação de mestrado sobre a Linguagem LOGO, no Ensino de Geometria, em Curso de Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ponta Grossa (PR). Para tanto, embasou-se nas Teorias do Construtivismo e Construcionismo, nos estudos de Regina Maria Pavanello e Hans Freudenthal. Trabalhou-se com os conceitos básicos da Linguagem LOGO, materiais manipuláveis, recursos tecnológicos e artigos científicos. Os resultados obtidos apontam a validade do trabalho de formação continuada, por meio do professor formador e pesquisador, proporcionando atividades reflexivas, práticas, desafiadoras e prazerosas.

Palavras-chave: ensino de geometria; linguagem LOGO; formação continuada.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Mello de Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Licenciatura em Matemática, Especialização em Matemática, Pós-Graduação em Neuropsiopedagogia e Educação inclusiva, Pós- Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Professora dos Anos Iniciais e formadora no Núcleo Municipal de Tecnologia Educacional do Município de Ponta Grossa - PR.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Ponta Grossa

Doutora e docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – UTFPR – Campus Ponta Grossa

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Publicado

17-06-2016

Como Citar

Almeida, M. de F. M. de, & Silva, S. de C. R. da. (2016). Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada. Eventos Pedagógicos, 7(2), 892–918. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9783