Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal

Autores

  • Marcela Rubim Schwab Leite Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9766

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação na Área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e teve como objetivo geral analisar a contribuição do Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a prática pedagógica dos docentes não-licenciados do IFMS campus Coxim justificado pela necessidade e importância da formação pedagógica para ensinar, e específicos: utilizar-se da legislação e bibliografia que fundamentam a EPCT dos IFs; identificar o perfil dos docentes do IFMS campus Coxim e suas percepções acerca da formação pedagógica para prática docente; analisar as percepções dos estudantes das práticas docentes dos cursistas da Especialização e identificar os fatores de construção do saber docente. A questão que orientou a pesquisa foi: como o Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica contribuiu para a construção do saber docente dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim?  Para tanto, foram utilizados métodos mistos de pesquisa, quali-quanti: quantitativo, com elaboração e aplicação de questionários ao corpo docente e aos formadores para identificação de perfis, além de análise de relatórios de Avaliação Docente pelo Discente para identificação de indicadores de desempenho pedagógico dos docentes cursistas não-licenciados; qualitativo: estudo de caso com análise documental, revisão bibliográfica, memorial descritivo e entrevistas com quatro cursistas não-licenciados, bem como apontamentos de estudantes nos relatórios de Avaliação Docente pelo Discente, a fim de apartir dos dados encontrados, analisar e discutir a formação ofertada por meio da análise de conteúdo, na perspectiva da influência na construção e desenvolvimento dos saberes docentes, os dados coletados foram categorizados em: delineando docentes; constituindo-se docente; entendendo sobre docência; experimentando a docência; construindo; formando-se docente; formadores e formandos. Os resultados do estudo revelaram que os saberes docentes dos professores não-licenciados são fundamentados nas experiências acadêmicas e pessoais vivenciadas e que vão se solidificando e direcionando a prática docente por meio de formação continuada, pedagógica e/ou específica, a fim de constante atualização, acompanhamento do meio tecnológico e melhor formação do estudante. Todavia, evidenciou-se nos relatos que a formação pedagógica, ofertada por meio do curso de Especialização, contribuiu para construção do saber docente, especificamente pedagógico, dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim, porém sem o caráter de terminalidade sendo necessário para tanto oferta de programa de formação continuada e permanente para todos os professores, licenciados ou não, direcionada a construção do saber docente e coletivo para a EPCT.

Palavras-chave: formação de professores para EPT; formação pedagógica; saber docente; trabalho docente; educação profissional.

 

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Biografia do Autor

Marcela Rubim Schwab Leite Rodrigues

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991). Especialista em Psicodrama, Supervisão Educacional e Administração Escolar. Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Mestranda pela UnB, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade  de Brasília (UnB) Mestrado Profissional em Educação  - Área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

17-06-2016

Como Citar

Rodrigues, M. R. S. L. (2016). Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal. Eventos Pedagógicos, 7(2), 617–619. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9766