A participação da família na escola
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9812Resumo
Este artigo é resultado da pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Sena em Sinop - Mato Grosso. Teve como objetivo investigar a relação de família e escola e a importância da parceria entre ambas. A pesquisa de cunho qualitativo teve como participantes pais e professores de alunos do primeiro e quinto ano do ensino fundamental. Os resultados obtidos revelam que a participação da família é necessária para o desenvolvimento do ensino, no processo da aprendizagem do aluno. Sendo assim, a escola é a responsável em promover aproximação da família na escola dos filhos.
Palavras-chave: educação; ensino fundamental; participação da família; pesquisa qualitativa.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAIS
BARUEL, Elisete. Família e escola parceria que da certo. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2015.
CASTRO, Jane Margaretth; REGATTIERI, Marilza (Orgs.). Interação escola e família subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009.
CONNELL, R. W. Estabelecendo a diferença: escolas, famílias e divisão social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
COSTA, Jurandir Freire. A ética democrática e seus inimigos. In: VERÍSSIMO, Luís Fernando et al. O desafio ético. Rio de Janeiro: Garamond, 1998.
BRASIL. Diretrizes e Base da Educação Nacional, Lei nº 9394/96. Brasília. MEC, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GROPPA, Júlio Aquino. Família e Educação. Campinas: Papirus, 2011.
LENHARA, Rudolfo. Sociologia educacional. São Paulo: Pioneira, 1985.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
LUDKE , Menga Marli; E.D.A. André. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa 1982.
MARTINS, Jane Soares. Família e Escola. Disponível em: <http://www.planeta educação.com.br./portal/imagens/artigos/educaçãotecnologia/artigo-família-escolapdf>.Acesso em: 21 nov. 2015.
NUNES, Erica Carvalho. Mulheres trabalhadoras do Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Sinop: quais desafios encontrados? (Trabalho de conclusão de curso). Curso de Pedagogia. Universidade do Estado de Mato Grosso. Sinop – MT. 2015.
OLIVEIRA, Sonia das Graças Silva. A relação família e escola. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2015.
PAI 1. Pai 1: questionário. [2015] Entrevistadora: Francisca Rogério Silva Botelho. Sinop, MT, 2015, 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso A participação da família na escola.
PAI 2. Pai 2: questionário. [2015] Entrevistadora: Francisca Rogério Silva Botelho. Sinop, MT, 2015, 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso A participação da família na escola.
PAI 3. Pai 3: questionário. [2015] Entrevistadora: Francisca Rogério Silva Botelho. Sinop, MT, 2015, 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso A participação da família na escola.
PROBST, Elisiana Renata. A evolução da mulher no mercado de trabalho. ICPG Instituto Catarinense de Pós-Graduação Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2015.
PROFESSORA A. Professora A: questionário. [2015] Entrevistadora: Francisca Rogério Silva Botelho. Sinop, MT, 2015, 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso A participação da família na escola.
PROFESSORA B. Professora B: questionário. [2015] Entrevistadora: Francisca Rogério Silva Botelho. Sinop, MT, 2015, 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso A participação da família na escola.
PROFESSORA C. Professora C: questionário. [2015] Entrevistadora: Francisca Rogério Silva Botelho. Sinop, MT, 2015, 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso A participação da família na escola.
REIS, Liliani Pereira Costa Dos. A participação da família no contexto escolar. (Trabalho de conclusão de curso). Curso de Pedagogia. Universidade do Estado da Bahia - Salvador. 2010.
SZYMANSKI, Heloisa. A relação escola/família: desafios e perspectivas. Brasília – DF: Plano Editora, 2003.
TIBA, Içami. Quem ama, educa! São Paulo: Toda Gente, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.