A construção de registros e resgates de memória de crianças e seus familiares: ferramentas de registros digitais

Autores

  • Tatiane de Lima Copatti Unemat-Fael

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10340

Resumo

Este artigo teve como proposta a implementação de uma proposta de registro memorial em uma sala de aula através de uma Ferramenta de Registro Digital, a construção de um Instagram Educacional e um Scrapbook, com o intuito de compor/recompor e lembrar/rememorar parte da história de cada família, criança e professor com o auxílio e a mediatização da família e da escola. Como aporte teórico os principais autores Maurice Halbwachs e Michael Pollak. A metodologia partiu de uma pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação. Como resultado constatou-se que a memória, registrada através de fotografias e outras ferramentas, são de suma importância para o ensino e aprendizado e uma forma de aproximação com os pais e a escola.

Palavras-chave: ferramentas de registro digital; memória; scrapbook; educação; instagram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane de Lima Copatti, Unemat-Fael

Acadêmica do curso de Pedagogia

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

Copatti, T. de L. (2021). A construção de registros e resgates de memória de crianças e seus familiares: ferramentas de registros digitais. Eventos Pedagógicos, 12(1), 154–162. https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10340

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)