Violência nas escolas: um desafio para o professor

Autores

  • Ana Claudia Fernandes Ramos

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10129

Resumo

Este artigo discute a violência nas escolas e os desafios que o professor enfrenta ao se deparar com essa realidade, com o objetivo de observar o comportamento desses alunos. Foi realizado uma pesquisa de campo em três escolas públicas na cidade de Sinop, no Estado de Mato Grosso. Fundamentou-se principalmente nas autoras Mirian Abramovay e Sheila Daniela Medeiros dos Santos. Concluiu-se que esses problemas vão além da escola pois essa violência pode ser física, moral, verbal ou psicológica, e é importante que o professor contribua na formação dos alunos para que desistam de tais atitudes, amenizando esse problema que preocupa toda a sociedade.

Palavras-chave: escola pública; violência escolar; desafios do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVAY, Mirian et al. Escola e violência: situação e perspectiva. Brasília: Unesco, 2002.

ARAÚJO, Carla. A violência desce para a escola: suas manifestações no ambiente escolar e a construção da identidade dos jovens. Belo Horizonte: Editora Autentica, 2002.

COLOMBIER, Claire; MANGEL, Gilbert; PERDRIAULT, Marguerite. A violência na escola. São Paulo: Summus Editorial, 1989.

PONTES, Reinaldo Nobre; CRUZ, Claudio Roberto Rodrigues. Educação inclusiva e violência nas escolas. Belém: UNAMA, 2010.

SANTOS, Sheila Daniela Medeiros dos. Sinais dos tempos: marcas da violência na escola. Campinas: Autores Associados, 2002.

Downloads

Publicado

13-11-2018

Como Citar

Ramos, A. C. F. (2018). Violência nas escolas: um desafio para o professor. Eventos Pedagógicos, 9(3), 879–892. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10129

Edição

Seção

Seção Artigos