Interação na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10115Resumo
Este artigo analisou a importância da interação das crianças na educação infantil, levando em conta que elas estão sempre em movimento, o que propicia o desenvolvimento com autonomia. A metodologia foi por meio da observação participante, destacando a atuação de cada criança em seu processo de aprendizagem. Foi usada como embasamento teórico os autores Lev Memyonovich Vygostky, Jean William Fritz Piaget. Percebe-se que as crianças precisam de atividades criativas por parte do profissional, com conteúdo que propiciam o desenvolvimento afetivos e cognitivos por meio da interação.
Palavras-chave: aprendizagem significativa; brincadeira com autonomia; crianças.
Downloads
Referências
GOLDENBERG, Miriam. Arte de pesquisar. Rio de Janeiro: redord, 2005.
FREIRE Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários das práticas educativa, Ed. Paz e terra, col. Saberes. 1996
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisas social. São Paulo, 2005 35
OLIVEIRA, Zilma de Morais. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
PENTEADO, Roseni Fernandes de oliveira imagem. Brincando se aprende 2018. 1 fotografia, color 8cm x 10cm.
_______, Roseni Fernandes de oliveira imagem Interação e o Brincar.2018. 2 fotografias, color 8cm x 10cm.
_______, Roseni Fernandes de oliveira imagem Brincando de cozinha com areia
.2018. 3 fotografias, color 8cm x 10cm.
_______, Roseni Fernandes de oliveira imagem Brincando de casinha com areia .2018. 4 fotografias, color 8cm x 10cm.
_______, Roseni Fernandes de oliveira imagem A sensação como ferramenta pedagógica .2018. 5 fotografias, color 8cm x 10cm.
SOUZA, Renata Junqueira. Narrativas infantis: A leitura e a televisão de que as crianças gostam. Bauru: USC, 1992. 36
VYGOTSKY, Lev Semyonovich Formação Social da Mente 4º. ed. São Paulo: Martins,1988.
_______, Lev Semyonovich Formação Social da Mente 4º. ed. São Paulo: Martins, 1988.Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympo Editora/Unesco, 1973.
WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.
Pedagógica .2018. 5 fotografias, color 8cm x 10cm.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.