PIBID: um estudo sobre suas contribuições para o processo formativo de alunos de licenciatura em matemática da PUC-SP

Autores

  • Douglas da Silva Tinti

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10133

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar, a partir das percepções de três alunos do curso de Licenciatura em Matemática acerca das contribuições da fase inicial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o processo formativo dos envolvidos. Os sujeitos da pesquisa eram bolsistas do programa e vinculados ao subprojeto intitulado PIBID Exatas – PUC/SP. Para a coleta de dados foi considerada como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, visto que possibilitaria o levantamento destas percepções. Desse modo, o estudo baseia-se numa análise qualitativa e interpretativa das percepções que os sujeitos manifestaram em relação às ações desenvolvidas. O processo de análise respaldou-se nas discussões teóricas acerca do processo de Aprendizagem da Docência em que se evidencia a Iniciação à Docência como parte integrante deste processo. Por entendermos que o PIBID foi se constituindo em uma Política Pública, proposta pelo Governo Federal e destinada à Formação apresentando esta e outras ações que se voltam para esta finalidade. Foi realizado, também, um levantamento bibliográfico, considerando dois grandes congressos da área de Educação Matemática, buscando levantar quais as contribuições que o PIBID tem propiciado para a formação dos futuros professores de Matemática. Deste levantamento, emergiram sete contribuições que foram consideradas, neste estudo, como as categorias que direcionaram a análise das entrevistas. (i) Conhecer a realidade escolar: estrutura, funcionamento e dinâmica; (ii) trabalho colaborativo e vivência interdisciplinar; (iii) Parceria Universidade – Escola; (iv) Formação Inicial com vistas a minimizar o “choque com a realidade”; (v) Atratividade da carreira docente; (vi) Recursos Metodológicos no Ensino da Matemática e (vii) Incentivo e Inserção no universo da pesquisa científica. De posse da análise constatou-se, dentre outras coisas, que as ações iniciais contribuíram para a superação de pré-conceitos negativos em relação ao sistema público de ensino e que esta vivência colaborou para a minimização do choque com a realidade vivenciado nos primeiros anos da atuação profissional.

Palavras-chave: PIBID; iniciação à docência; aprendizagem da docência; políticas públicas.

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Biografia do Autor

  • Douglas da Silva Tinti
    Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou como Coordenador de Curso de Licenciatura em Matemática nas modalidades presencial e a distância, como Coordenador Pedagógico (Ensino Médio), Assessor de área de conhecimento (Matemática) e professor de Matemática em escolas da Educação Básica. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, iniciação à docência, aprendizagem da docência, Comunidades de Prática, Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado.

Referências

TINTI, Douglas da Silva. PIBID: um estudo sobre suas contribuições para o processo formativo de alunos de Licenciatura em Matemática da PUC-SP. 2012. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

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Publicado

13-11-2018

Edição

Seção

Seção Resumos

Como Citar

PIBID: um estudo sobre suas contribuições para o processo formativo de alunos de licenciatura em matemática da PUC-SP. (2018). Eventos Pedagógicos, 9(3), 1190-1191. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10133