As relações de gênero e a docência masculina na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10126Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso realizado no município de Sinop com um pedagogo da Educação Infantil. Objetivou explicitar as relações de gênero presente quando o homem se apresenta como professor buscando desenvolver suas práticas docente. Como metodologia foi realizado entrevista com um professor, uma coordenadora pedagógica e três pais de alunos. Para tanto, fundamentou-se teoricamente em Guacira Lopes Louro e Claudia Bonfim. Constatou-se que o professor sofre discriminação e preconceito dentro da instituição, porém, na maioria das vezes, de maneira velada. Apesar do professor não ter tido restrições técnicas/pedagógicas para sua atuação, apresenta, em seu comportamento, amabilidade pelos alunos.
Palavras-chave: educação infantil; docência masculina; relações de gênero.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Unesp, 1998.
APPLE, Michel. Ensino e trabalho feminino: uma análise comparativa da história e ideologia. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 64, p.14-23. fevereiro 1988.
BONFIM, Cláudia. Desnudando a educação sexual. Campinas, SP: Papirus, 2012.
CARVALHO, Marília Pinto de. Vozes masculinas numa profissão feminina. Estudos Feministas, v. 6, nº 2, 1998.
COORDENADORA 1. Coordenadora 1: depoimento [15 de junho de 2018]. Pesquisador: Jordiel Pereira da Silva. Sinop, MT 2018. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em sinop.
GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPÓLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 31, n.1, jan./abr. 2005.
KRAMER, Sonia. Currículo da educação infantil e a formação de professores de creche e pré-escola: questões teóricas e polemicas. IN: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação fundamental, Departamento de Politicas Educacional, Coordenação de educação infantil. Por uma Política de Formação do Profissional de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI,1994.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pôs estruturalista. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1997.
MÃE X. Mãe X: questionário [15 de julho 2018]. Pesquisador: Jordiel Pereira da Silva. Sinop, MT, 2018. Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
PAI Y. Pai Y: questionário [15 de julho 2018]. Pesquisador: Jordiel Pereira da Silva. Sinop, MT, 2018. Questionário. respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
PESTANA, Maria Inês, et al. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro: Com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Brasília: Inep, 2009. 63 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/estudoprofessor.pdf>. Acesso em maio de 2017.
PROFESSOR A. Professor A: depoimento [13 de junho 2018]. Entrevistador: Jordiel Pereira da Silva. Sinop, MT, 2018. Gravação digital. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
RABELO, Amanda Oliveira; MARTINS, Antonio Maria. A mulher no magistério brasileiro: um histórico sobre a feminização do Magistério. In: CONGRESSO LUSOBRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 4., 2010, Uberlândia. Disponível em: <http://www2.faced.ufu.br /colubhe 06/ anais/arquivos/556AmandaO.Rabelo.pdf >acesso em 05 de agosto de 2017.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade. v.lS, n.2, jul./dez. 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.