As relações de gênero e a docência masculina na educação infantil

Autores

  • Jordiel Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10126

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso realizado no município de Sinop com um pedagogo da Educação Infantil. Objetivou explicitar as relações de gênero presente quando o homem se apresenta como professor buscando desenvolver suas práticas docente. Como metodologia foi realizado entrevista com um professor, uma coordenadora pedagógica e três pais de alunos. Para tanto, fundamentou-se teoricamente em Guacira Lopes Louro e Claudia Bonfim. Constatou-se que o professor sofre discriminação e preconceito dentro da instituição, porém, na maioria das vezes, de maneira velada. Apesar do professor não ter tido restrições técnicas/pedagógicas para sua atuação, apresenta, em seu comportamento, amabilidade pelos alunos.

Palavras-chave: educação infantil; docência masculina; relações de gênero.

 

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Publicado

13-11-2018

Como Citar

Silva, J. P. da. (2018). As relações de gênero e a docência masculina na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 9(3), 987–1001. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10126

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Seção Artigos