Conflito na escola

Autores

  • Priscila Vilena Lisboa Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10107

Resumo

Este artigo abordou o conflito no ambiente escolar na relação entre professor e aluno o objetivo foi compreender o conceito da palavra conflito na instituição. O mesmo teve uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de observação e entrevistas com questões semiestruturadas com professor e coordenadora de uma Escola Municipal de Sinop, Mato Grosso. Baseando-se nos autores Carlos Eduardo Vasconcelos, Idalberto Chiavenato e Paulo Freire, verificou-se que é possível uma visão diferenciada para a resolução das situações de conflitos e que dependendo das estratégias a serem utilizada o conflito pode ser algo construtivo no processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave: relação professor e aluno; conflito; escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP: Manole, 2003.

CHRISPINO, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, jan./mar. 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa/ Paulo freire-55ª ed- Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e terra, 2017.

______. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991

FIGUEIREDO, Lara Joana Lopes de. A gestão de conflitos numa organização e consequente satisfação dos colaboradores. Viseu, março 2012.

GOLDONI, Andrea. TOGATLIAN, Marco Aurélio. COSTA, Rosane de Albuquerque. Desenvolvimento, Emoção e Relacionamento na Escola. Rio de Janeiro: Empapes, 2010

LEITE, Célio Rodrigues, LOHR Suzane Schmidlin. Conflitos professor-aluno: uma proposta de intervenção. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 36, p. 575-590, maio/ago. 2012

NUNES, Antônio Carlos O. Diálogos e mediação de conflito nas escolas. São Paulo: Editora Movimento, 2014.

PROFESSORA A. professora A: depoimento [maio. 2018]. Entrevistadora: Priscila Vilena Lisboa Silva. Sinop, MT,2018. 1 folha. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSORA B. professora B: depoimento [maio. 2018]. Entrevistadora: Priscila Vilena Lisboa Silva. Sinop, MT,2018. 1 folha. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

VASCONCELOS, C. E. de. Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. São Paulo: Método, 2008.

XIMENES, Sergio. Minidicionário Ediouro da Língua portuguesa. São Paulo: Ediouro, 2000.

Downloads

Publicado

13-11-2018

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar