Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10119Resumo
Neste artigo discute as práticas pedagógicas na educação especial por meio de estudo de caso na educação infantil no município de Sinop, Mato Grosso. Objetivou-se conhecer as práticas pedagógicas de professores de sala de referência que atendem crianças com necessidades especiais de quatro a cinco anos. O referencial teórico-metodológico embasou-se em autores como Maria Tereza Eglér Mantoan e Eugênia Augusta Gonzaga Fávero, e o estudo de caso contou com abordagem qualitativa, realizada por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com um gestor, três professoras e três mães. Conclui-se que as professoras utilizam como práticas pedagógicas contar histórias, cantar, pintar e brincadeiras como ferramentas no processo de desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: educação especial; práticas pedagógicas na educação infantil.
Downloads
Referências
AMATO. Instituto de medicina avançada. Disponível em: https://www.amato.com.br/content/o-que-%C3%A9-epilepsia-e-convuls%C3%A3o-epilepsia-tem-cura. Acesso em: 08 de mar. de 2018.
ARAÚJO, Ceres Alves de. O processo de individuação no autismo. São Paulo: Memnon 2000.
AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando A. Dos (et. al.). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE, 2003.
BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: diversidade e inclusão. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/diretrizes-curriculares-nacionais-para-educacao-basica-diversidade-e-inclusao-2013&category_slug=marco-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 07 de jun 2018.
______.MEC/SEESP. Presidência da República. Decreto nº 6.571, de 17 de março de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art.60 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto n. 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, nº188, 18 de setembro de 2008.
CAVACO, Nora. O profissional e a educação especial: uma abordagem sobre o autismo. Porto: Editorial Novembro, 2009.
MANTOAN, Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Summos, 2015.
OLIVEIRA, Vera B. (org.). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.
RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia: Realize, 2005.
VYGOTSKY, Lev. Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.