Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso

Autores

  • Zilma da Rocha Gusmão UNEMAT - FAEL - Curso da Pedagogia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10119

Resumo

Neste artigo discute as práticas pedagógicas na educação especial por meio de estudo de caso na educação infantil no município de Sinop, Mato Grosso. Objetivou-se conhecer as práticas pedagógicas de professores de sala de referência que atendem crianças com necessidades especiais de quatro a cinco anos. O referencial teórico-metodológico embasou-se em autores como Maria Tereza Eglér Mantoan e Eugênia Augusta Gonzaga Fávero, e o estudo de caso contou com abordagem qualitativa, realizada por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com um gestor, três professoras e três mães. Conclui-se que as professoras utilizam como práticas pedagógicas contar histórias, cantar, pintar e brincadeiras como ferramentas no processo de desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: educação especial; práticas pedagógicas na educação infantil.

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Publicado

13-11-2018

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso. (2018). Eventos Pedagógicos, 9(3), 1173-1186. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10119