Sexualidade e os desafios e perspectivas do trabalho pedagógico no âmbito escolar: papel do professor como agente da transformação

Autores

  • Monica Machado dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10106

Resumo

Este artigo discute a sexualidade, os desafios e perspectiva do trabalho pedagógico no âmbito escolar, isto é, o papel do professor como agente da transformação. Objetivou-se compreender as práticas desenvolvidas pelos professores em sala de aula para trabalhar com sexualidade nos anos finais do ensino fundamental. Por meio de observações na escola e questionário destinados aos professores, foi possível entender que a sexualidade ocupa um espaço muito amplo na vida da criança e jovem.  Com as contribuições teórico-metodológicas dos autores Gisele Barreto da Cruz, Jimena Lurlani Cesar Aparecido Nunes, concluiu-se que a sexualidade se apresenta como um tabu tanto na prática como nas abordagens pedagógicas.

Palavras-chave: ensino fundamental; trabalho pedagógico; papel do professor; sexualidade.

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Publicado

13-11-2018

Como Citar

Santos, M. M. dos. (2018). Sexualidade e os desafios e perspectivas do trabalho pedagógico no âmbito escolar: papel do professor como agente da transformação. Eventos Pedagógicos, 9(3), 1077–1091. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10106

Edição

Seção

Seção Artigos