A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu

Autores

  • Tabata Moura Fayan Centro Universitário Unimetrocamp - Wyden, Campinas.
  • Kenia Kemp Centro Universitário Unimetrocamp - Wyden, Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10098

Resumo

Estudo de revisão bibliográfica sobre a educação como reprodução social conforme Pierre Bourdieu. Confronta conceitos tais como os de capital cultural no desempenho escolar, sua relação com herança familiar e expectativas de ascensão social através do titulo de ensino superior. Analisa ainda, dados socioeconômicos como Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeirainterpretados pelo viés do autor. Defende a construção de uma escola crítica menos comprometida com a reprodução social e sim com a diversidade de saberes e a criação de oportunidades de ascensão social e status baseados em critérios mais equitativos.

Palavras-chave: sociologia da educação; cultura e educação; estrutura social; ascensão social; revisão bibliográfica; reprodução social.

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Biografia do Autor

Tabata Moura Fayan, Centro Universitário Unimetrocamp - Wyden, Campinas.

Formada em Pedagogia. Atua como professora da Educação Infantil no Colégio Franciscano Ave Maria. Campinas, SP

Kenia Kemp, Centro Universitário Unimetrocamp - Wyden, Campinas.

Mestre em Antropologia Social (Unicamp), Professora Assitente II no Centro Universitário UniMetrocamp - Wyden, Campinas, SP, Curso de Pedagogia.

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Publicado

13-11-2018

Como Citar

Fayan, T. M., & Kemp, K. (2018). A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu. Eventos Pedagógicos, 9(3), 1244–1264. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10098

Edição

Seção

Seção Livre