Omnilateralidade e a formação social do sujeito: desafios e perspectivas laborais para a sociologia da educação

Autores

  • Edvaldo Sant`Ana Lourenço

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10100

Resumo

O presente artigo tem como objetivo problematizar a pertinência da Sociologia da Educação na formação social formal do sujeito, em contraponto, a formação ideológica informal. Para tanto, foi realizado estudo no intuito de analisar as prerrogativas que garantem a presença da Sociologia da Educação na formação do sujeito nos espaços educacionais. Os resultados indicam que em função da constante relação interpessoal do sujeito, profissional politécnico e omnilateral, conhecimento e compreensão das demandas sociais e os conceitos sociológicos (Fato Social, Ação Social e Classe Social) se fazem necessárias para um bom desempenho das atividades laborais.

Palavras-chave: sociologia da educação; omnilateralidade e politecnia; ideologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 3ª edição, São Paulo: Boitempo, 2000.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2009.

AURÉLIO, Buarque de Holanda Ferreira. Novo Aurélio. O Dicionário da Língua Portuguesa. 2º Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

BAIGORRIA, Osvaldo. (Org). Argumentos para la sociedad del ocio: con el sudor de tu frente. Buenos Aires, Argentina. Biblioteca de La Mirada, 1995.

DIAS, Edmundo Fernandes. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 34-42, jun. 2009.

DURKHEIM, Émile. Lições de Sociologia – a Moral, o Direito e o Estado, 1969 - Editora da Universidade de São Paulo, 2ª edição.

GOUVEIA, Aparecida Joly. As ciências sociais e a pesquisa sobre educação. Tempo Social. 1 (1): (1989). 71-79.

JUNIOR, Justino de Sousa. Omnilateralidade. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2º Ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.

LOMBARDI, José Claudinei. Reflexões sobre educação e ensino na obra de Marx e Engels. Unicamp Faculdade de Educação. 2010. P. 377

LUKACS, Gyorgy. Para a ontologia do ser social I. Trad. Carlos Nelson Coutinho, Mário Duayeur e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo. 2012

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a formação do homem. In: Revista Histedbr On-line. Campinas. Edição especial. P. 6-15, abril, 2011.

MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política: livro I. Tradução de Reginaldo Sant’anna, 22ª Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

_________. O capital. Teoria da Mais Valia: livro IV. Volume 1. São Paulo: Bertrand Brasil, 1987. – PP. 384 – 406.

_________. Manuscritos econômicos e filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo. Boitempo. 2010.

MARX, K; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. 10 ª. Ed., São Paulo: Global, 2006.

_________. A Ideologia Alemã. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular 2002.

_________. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas – SP. Navegando, 2011.

MÉSZÁROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

_________. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial. 2ª ed. 2008.

MEUCCI, Simone. (2011), Institucionalização da sociologia no Brasil: primeiros manuais e cursos. São Paulo, Hucitec/Fapesp.

MICELI, Sergio. (1989). Condicionantes do desenvolvimento das ciências sociais. in_(org.). História das ciências sociais no Brasil. São Paulo. Vértice/Idesp/Finep.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In Revista Brasileira de educação. V. 12. nº. 34. Jan./abr. 2007.

_________. Sobre a concepção de politecnia. RJ, Fiocruz, 1989.

SILVA, Alex Sander da. Fetichismo, alienação e educação como mercadoria. In: Revista reflexão e ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n.1, p.123-139, jan./jun. 2011.

WEBBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Editora Pioneira. 15ª Edição. 2000. São Paulo.

Downloads

Publicado

13-11-2018

Como Citar

Lourenço, E. S. (2018). Omnilateralidade e a formação social do sujeito: desafios e perspectivas laborais para a sociologia da educação. Eventos Pedagógicos, 9(3), 1199–1217. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10100

Edição

Seção

Seção Livre