Prática da leitura em sala de aula

Autores

  • Marinilda Nunes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10138

Resumo

O artigo discorre sobre a prática da leitura em sala de aula como desafio na aprendizagem. O objetivo foi de apreender como ocorre o processo de aquisição da leitura nos anos inicias do ensino fundamental. A pesquisa embasou-se teoricamente em autores como Paulo Freire, Isabel Solé e Luiz Carlos Cagliari e foi realizada em uma escola municipal localizada no município de Sinop-Mato Grosso. Como metodologia foram feitas observações e entrevistas com duas professoras dos anos iniciais do 4º ano. As análises produzidas permitem afirmar que há lacunas, no que se refere a aquisição da leitura, e que a utilização da biblioteca escolar é fundamental para incentivar o hábito da leitura, mas que na escola em estudo, esse aspecto ainda merece atenção.

Palavras-chave: ensino fundamental; prática da leitura; professoras; Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 1991.

BRASIL. Lei nº 12.244/2010 de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre Universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF: 2010. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12244.htm > Acesso em: 18 set. 2018.

______. Programa Nacional Biblioteca na Escola. 1997. Ministério da Educação e Cultura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/309-programas-e-acoes-1921564125/programa-nacional-biblioteca-da-escola-1229869342/12368-programa-nacional-biblioteca-da-escola>. Acesso: 20 maio 2018.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2000.

CELLA-SILVA, Ivone. “Prefiro ficar em casa”: a reprodução do capital e o atendimento escolar de populações rurais a partir de Sinop-MT. Goiânia, 2014. Tese de doutorado pela Universidade Federal de Goiás.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1992.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? 19. ed. São Paulo: Brasileirense, 2006.

PROFESSORA 1. Professora 1: depoimento [jun. 2018]. Entrevistadora: Marinilda Nunes de Oliveira. Sinop, MT, 2018. Gravação digital (32,1 MB). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Aprendizagem da Leitura na Escola.

PROFESSORA 2. Professora 2: depoimento [jun. 2018]. Entrevistadora: Marinilda Nunes de Oliveira. Sinop, 2018. 1 f. Questionário concedido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Aprendizagem da leitura na Escola.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

13-11-2018

Como Citar

Oliveira, M. N. de. (2018). Prática da leitura em sala de aula. Eventos Pedagógicos, 9(3), 1066–1076. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10138

Edição

Seção

Seção Artigos