Bullying nos anos escolares iniciais: as consequências no rendimento escolar do educando

Autores

  • Gabriely Talita Pedrolo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10112

Resumo

A proposta deste artigo foi realizar um estudo sobre as consequências do bullying no processo de ensino-aprendizagem de crianças do ensino fundamental – 1º a 5º ano. O objetivo foi averiguar a existência do bullying e como este pode ser prejudicial para formação social e psicológica das crianças. Para a realização desta investigação foram realizadas entrevistas em duas escolas municipais da cidade de Sinop, Mato Grosso. Foram utilizados como embasamento os autores Cléo Fante, Aramis Antônio Lopes Neto e Ana Beatriz Barbosa Silva. Foi constatado que o bullying pode gerar atrasos para vida escolar e pessoal do indivíduo.

Palavras-chave: escola; crianças; aprendizagem; bullying.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FANTE, Cléo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: VERUS, 2005.

FANTE, Cléo; PEDRA, José Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2008.

LOPES NETO, Aramis Antônio. Bullying: saber identificar e prevenir. São Paulo: Brasiliense, 2011.

MINAYO, M. C. S.; SOUZA, E. R.; CONSTANTINO, P.; SANTOS, N. C. dos. Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 71-104.

PROFESSOR 1. Professor 1: depoimento [18 maio. 2018]. Entrevistadora: Gabriely Talita Pedrolo. Sinop, MT, 2018. Gravação digital (45 MB). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o bullying no ensino fundamental em Sinop.

PROFESSOR 2. Professor 2: depoimento [14 maio. 2018]. Entrevistadora: Gabriely Talita Pedrolo. Sinop, MT, 2018. Gravação digital (51,2 MB). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o bullying no ensino fundamental em Sinop.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

SIMMONS, Rachel. A garota fora do jogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

13-11-2018

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Bullying nos anos escolares iniciais: as consequências no rendimento escolar do educando. (2018). Eventos Pedagógicos, 9(3), 946-957. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10112