Bullying nos anos escolares iniciais: as consequências no rendimento escolar do educando
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10112Resumo
A proposta deste artigo foi realizar um estudo sobre as consequências do bullying no processo de ensino-aprendizagem de crianças do ensino fundamental – 1º a 5º ano. O objetivo foi averiguar a existência do bullying e como este pode ser prejudicial para formação social e psicológica das crianças. Para a realização desta investigação foram realizadas entrevistas em duas escolas municipais da cidade de Sinop, Mato Grosso. Foram utilizados como embasamento os autores Cléo Fante, Aramis Antônio Lopes Neto e Ana Beatriz Barbosa Silva. Foi constatado que o bullying pode gerar atrasos para vida escolar e pessoal do indivíduo.
Palavras-chave: escola; crianças; aprendizagem; bullying.
Downloads
Referências
FANTE, Cléo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: VERUS, 2005.
FANTE, Cléo; PEDRA, José Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2008.
LOPES NETO, Aramis Antônio. Bullying: saber identificar e prevenir. São Paulo: Brasiliense, 2011.
MINAYO, M. C. S.; SOUZA, E. R.; CONSTANTINO, P.; SANTOS, N. C. dos. Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 71-104.
PROFESSOR 1. Professor 1: depoimento [18 maio. 2018]. Entrevistadora: Gabriely Talita Pedrolo. Sinop, MT, 2018. Gravação digital (45 MB). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o bullying no ensino fundamental em Sinop.
PROFESSOR 2. Professor 2: depoimento [14 maio. 2018]. Entrevistadora: Gabriely Talita Pedrolo. Sinop, MT, 2018. Gravação digital (51,2 MB). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o bullying no ensino fundamental em Sinop.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
SIMMONS, Rachel. A garota fora do jogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.