A didática na educação infantil: a relação entre o educar e o cuidar nas práticas pedagógicas de acolhimento as crianças
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10123Resumo
Este artigo tem como finalidade apresentar a articulação entre as concepções de cuidar e educar que está presente na didática do professor, com crianças de dois a três anos em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade Sinop, Mato Grosso. A pesquisa embasou-se nos autores Augusto Libâneo Silva Triviños, e Gianfranco Staccioli e foi realizada por meio de observações e um questionário com a coordenadora pedagógica. Concluiu-se que suas práticas didáticas estão relacionadas com o Projeto Politico Pedagógico elaborado pela instituição, que trabalha por meio de projetos proporcionando o desenvolvimento psicomotor, autonomia, cognitivo, e o afetivo.
Palavras-chave: educação infantil; cuidar e educar; acolhimento.Downloads
Referências
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: Poder Legislativo, Brasília, DF, 05 out. 1988, p. 01 Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 30. Março. 2018.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Da Educação Infantil, Lei n. 9394, D.O U. de dez. de 1996.Acesso em: 30 março 2018.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Da Educação Infantil, Lei n. 9394, D.O U. de dez. de 1996.
COORDENADORA PEDAGÓGICA C. Coordenadora Pedagógica C: depoimento. [12 Abr. 2018]. Pesquisadora: Tatiana Mezone Gladki Petrenko. Sinop, MT. (02 f) Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Educação em Sinop.
PROFESSORA A. Professora A.: depoimento. [12 Abr. 2018]. Pesquisadora: Tatiana Mezone Gladki Petrenko. Sinop, MT. (02 f) Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação em Sinop.
PROFESSORA B. Professora B.: depoimento. [12 Abr. 2018]. Pesquisadora: Tatiana Mezone Gladki Petrenko. Sinop, MT. (02 f) Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Educação em Sinop.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
LIBÃNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1994
STACCIOLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância; tradução (do italiano) Fernanda Ortale&Ilse Paschoal Moreira. Campinas SP: autores associados, 2013 Modelo para Fotografia:
KRAMER, Sonia (Org.). Com a Pré-Escola nas mãos: Um alternativa curricular para a Educação Infantil. São Paulo: Ática, 1993.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução Á Pesquisa Em Ciências Sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas 1987. Cap. 6. p. 109 - 114.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.