Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche

Autores

  • Maria Isabel Pinto Simões Dias Instituto Politécnico de Leiria
  • Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira Kowalski Instituto Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10039

Resumo

Este estudo surgiu no Grupo Projeto Creche - Portugal e procurou equacionar uma estratégia formativa a partir da análise de quatro narrativas de situações educativas em creche (20015/2016). Seguindo uma metodologia qualitativa, os resultados confirmaram ser possível construir um processo formativo a partir de uma abordagem por competências em educação de infância. Esta estratégia i) facilitou o empenhamento na autoformação a partir das experiências educativas narradas e analisadas, ii) contribuiu para a identificação de referentes para a ação educativa, iii) clarificou o papel de uma abordagem por competências na educação de infância.

Palavras-chave: estratégia formativa; educação de infância; abordagem por competências.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Pinto Simões Dias, Instituto Politécnico de Leiria

Docente do Departamento de Comunicação, Educação e Psicologia da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Instituto Politécnico de Leiria)

Membro integrado do Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV)

Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira Kowalski, Instituto Politécnico de Leiria

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Instituto Politécnico de Leiria) em regime de aposentação

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Publicado

13-11-2018

Como Citar

Dias, M. I. P. S., & Kowalski, M. I. F. C. P. (2018). Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche. Eventos Pedagógicos, 9(3), 1218–1243. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10039

Edição

Seção

Seção Livre