Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche

Autores

  • Maria Isabel Pinto Simões Dias Instituto Politécnico de Leiria
  • Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira Kowalski Instituto Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10039

Resumo

Este estudo surgiu no Grupo Projeto Creche - Portugal e procurou equacionar uma estratégia formativa a partir da análise de quatro narrativas de situações educativas em creche (20015/2016). Seguindo uma metodologia qualitativa, os resultados confirmaram ser possível construir um processo formativo a partir de uma abordagem por competências em educação de infância. Esta estratégia i) facilitou o empenhamento na autoformação a partir das experiências educativas narradas e analisadas, ii) contribuiu para a identificação de referentes para a ação educativa, iii) clarificou o papel de uma abordagem por competências na educação de infância.

Palavras-chave: estratégia formativa; educação de infância; abordagem por competências.

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Biografia do Autor

  • Maria Isabel Pinto Simões Dias, Instituto Politécnico de Leiria

    Docente do Departamento de Comunicação, Educação e Psicologia da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Instituto Politécnico de Leiria)

    Membro integrado do Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV)

  • Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira Kowalski, Instituto Politécnico de Leiria
    Professora Adjunta da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Instituto Politécnico de Leiria) em regime de aposentação

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Publicado

13-11-2018

Edição

Seção

Seção Livre

Como Citar

Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche. (2018). Eventos Pedagógicos, 9(3), 1218-1243. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10039