Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10039Resumo
Este estudo surgiu no Grupo Projeto Creche - Portugal e procurou equacionar uma estratégia formativa a partir da análise de quatro narrativas de situações educativas em creche (20015/2016). Seguindo uma metodologia qualitativa, os resultados confirmaram ser possível construir um processo formativo a partir de uma abordagem por competências em educação de infância. Esta estratégia i) facilitou o empenhamento na autoformação a partir das experiências educativas narradas e analisadas, ii) contribuiu para a identificação de referentes para a ação educativa, iii) clarificou o papel de uma abordagem por competências na educação de infância.
Palavras-chave: estratégia formativa; educação de infância; abordagem por competências.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Verónica, MOREIRA, Carlos, TANJI, Suzelaine. & MARTINS, André. A narrativa da prática como uma estratégia de construção do conhecimento na formação superior em saúde. Educar em Revista, n.º especial 2, pp. 191-206, 2010.
BARTOSZECK, Amauri & BARTOSZECK, Flavio. Neurociência dos seis primeiros anos: implicações educacionais. EDUCAÇÃO | TEMAS E PROBLEMAS, 9, pp. 59-.71, 2012.
BRUNER, Jerome. The narrative construction of reality. Critical Inquiry Chicago, v.º 18, pp. 12-21, 1991.
CARVALHO, Cindy & PORTUGAl, Gabriela. Avaliação em creche. CRECHEndo com qualidade. Porto: Porto Editora, 2017.
CORREIA, Sónia & MESQUITA, Luciana. Comunidades profissionais enquanto espaços formativos: olhares sobre o (e a partir do) Projeto Creche. Indagatio Didactica, vol. 8(2), pp. 7-25, 2016.
DAHLBERG, Gunilla, MOSS, Peter & PENCE, Alan. Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
DIAS, Maria Isabel. (2009). Promoção de competências em educação. Leiria: INDEA-Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados e Instituto Politécnico de Leiria, 2009.
DIAS, Isabel. Promover competências em contexto educativo: estudo de três propostas de intervenção. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 1, pp. 80-97, 2014a.
DIAS, Isabel. De bebé a criança: caraterísticas e interações. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 06, n. 11, pp. 158-172, 2014b.
DIAS, Isabel & KOWALSKI, Isabel. A Competence-based Approach in Portuguese Early Childhood Education. New Zealand Journal of Teachers’ Work, Volume 11, Issue 1, pp. 49-61, 2014a.
DIAS, Isabel & KOWALSKI, Isabel. Competências em educação pré-escolar: estudo em contexto português. Revista Eletrónica de Investigação e Desenvolvimento, pp. 1-16, 2014b.
FREIRE, Paulo & SHOR, Ira (1996). Medo e Ousadia – O cotidiano do Professor. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
INSTITUTO DE SEGURANÇA SOCIAL (Coord.) Manual de Processos-Chave. Lisboa: Instituto de Segurança Social, 2011.
GALVÃO, Cecília. Narrativas em educação. Ciência & Educação, v. 11, n.º 2, pp. 327-345, 2005.
HERBERTZ, Dirce. Diários de aula: reflexões sobre a prática docente no ensino fundamental. Educação por Escrito, v.º 5, n.º 1, pp. 129-141, 2014.
LE BOTERF, Guy. Competénce et navigation profissionnelle. Paris: Éditions d’Organisation, 1999.
LAEVERS, Ferre. Fundamentos da educação experiencial: bem-estar e envolvimento na educação infantil. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 58, pp. 152-185, 2014.
LEITE, Carlinda. Percursos e tendências recentes da formação de professores em Portugal. Educação, ano XXVIII, n.º 3 (57), pp. 371-389, 2005.
MOITA, Maria Conceição. Para uma ética situada dos profissionais de educação de infância. Lisboa: APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância, 2012.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia, KISHIMOTO, Tizuko & PINAZZA, Mônica (Orgs.). Pedagogias(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
OLIVEIRA, Rosa. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista Educ. Públ. Cuiabá, v. 20, n. 43, pp. 289-305, 2011.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
PINHO, Ana, CRÓ, Maria de Lurdes & DIAS, Maria da Luz (2013). A formação de educadores de infância: práticas adequadas ao contexto de creche. Revista Portuguesa de Pedagogia, ano 47-1, pp. 109-125, 2013.
PORTUGAL, Gabriela. O currículo em creche – que cidadão do século XXI, aos 3 anos de idade? Revista Humanidades e Inovação, v.º 4, n.º 1, pp. 56-65, 2017.
REIS, Pedro. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: estudos sobre educação, 15(16), pp. 17-34, 2008.
ROLDÃO, Maria do Céu & LEITE, Teresa. O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 20, n. 76, pp. 481-502, 2012.
SÁ-CHAVES, Idália. A Construção de Conhecimento pela Análise Reflexiva da Praxis. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
SIEGEL, Daniel. A mente em desenvolvimento. Para uma neurobiologia de experiência interpessoal. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.
SEIXAS, Sónia. Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação. Interacções, n.º 30, pp. 44-71, 2014.
VASCONCELOS, Teresa. Tecendo Tempos e Andamentos na Educação de Infância (Última Lição). Porto: Media XXI – col. Estudos e Reflexões, 2014.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.