A didática no Curso de Pedagogia: a identidade do professor

Autores

  • Tuany da Cruz Divino

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10110

Resumo

Este artigo apresenta a linha de formação de professores, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop. Objetivou apreender como foi a formação recebida pelos professores egressos, na disciplina de didática do curso. Como metodologia, realizou entrevistas com dois professores, egressos da instituição que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Sinop. Fundamentou-se no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia e em José Carlos Libâneo. Concluiu que a disciplina em estudo é primordial no processo formativo para a atuação, refletindo na futura atuação enquanto profissional.

Palavras-chave: formação de professores; Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia; disciplina de didática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. MEC. Resolução do CNE/CP nº. 1 de 15 de maio de 2006. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

DAMIS, Olga Teixeira. Didática e sociedade: o conteúdo implícito do ato de ensinar. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Didática: O ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1996. p. 09-31.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O papel da didática na formação do educador. In: CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 25-34.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul.-dez. 1996.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento [12 de junho de 2018]. Entrevistadora: Tuany da Cruz Divino. Sinop-MT, 2018. Gravação digital (17 MB). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento [14 de junho de 2018]. Entrevistadora: Tuany da Cruz Divino. Sinop-MT, 2018. Gravação digital (14 MB). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Campus Universitário de Sinop. Faculdade de Educação e Linguagem. Curso de Pedagogia. Projeto Pedagógico Curricular. Sinop, 2014.

Downloads

Publicado

13-11-2018

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

A didática no Curso de Pedagogia: a identidade do professor. (2018). Eventos Pedagógicos, 9(3), 1161-1172. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10110