Uma análise sobre as discussões de gênero no curso de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10130Resumo
Este artigo problematizou as questões de gênero e as vivências de acadêmicas no curso de Pedagogia, Câmpus de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso. Se propôs a analisar as ementas do curso de Pedagogia em relação às discussões de gênero e as formas que foram abordadas em sala de aula. Fundamentou-se teoricamente em Janes Soares de Almeida e Tomaz Tadeu da Silva no processo de compreensão do currículo e sua influência social. Constatou-se a importância destas discussões para a formação político-crítica das acadêmicas e que, embora sejam questões muito debatidas atualmente, o curso em questão não promove com devida ênfase debates relacionados com estas problemáticas.
Palavras-chave: curso de pedagogia; currículo; gênero; formação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora Unesp, 1998.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1980.
GATTI, Bernadete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out-dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>. Acesso em: 01 maio 2018.
GIRASSOL. Girassol: depoimento [29 jan. 2018]. Entrevistadora: Flávia Natayane dos Santos Lins. Sinop, MT, 2018. Gravação digital (5,03 MB). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre questões de gênero nas demandas curriculares do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Sinop.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
MURARO, Rose Marie. A mulher no terceiro milênio. Edição do Kindle. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1993.
MURARO, Rose Marie; BOFF, Leonardo. Feminino e masculino. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.
RISTOFF, Dilvo. A trajetória da mulher na educação brasileira. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/202-264937351/5710-sp-1216879868.> Acesso em: 23 dez. 2017.
ROSA. Rosa: depoimento [26 de jan.2018]. Entrevistadora: Flávia Natayane dos Santos Lins. Sinop, MT, 2018. Gravação digital (8,68 MB). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre questões de gênero nas demandas curriculares do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Sinop.
SAFFIOTI, Heleieth. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SOUSA, Renata Floriano de. Cultura do estupro: prática e incitação à violência sexual contra as mulheres. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 1, p.9-29. jan-abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-026X2017000100009&script=sci_abstract&tlng=pt
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.