As relações afetivas e a prática escolar na formação psíquica na infância

Autores

  • Letícia Almeida Bazeleski

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10122

Resumo

Este artigo buscou compreender a importância das relações afetivas no desenvolvimento psíquico da primeira infância. Para tal estudo utilizou-se as visões dos autores Sigmund Freud e Henri Wallon no que diz respeito ao desenvolvimento humano. Como ferramenta de coleta de dados foram aplicados questionários abertos com quatro professores atuantes na educação infantil, sendo dois da rede pública e dois da rede privada do município de Sinop – Mato Grosso. Dentre outros resultados constatou-se que as relações afetivas se tornam importantes na formação escolar da criança e em seu desenvolvimento afetivo/cognitivo.

Palavras-chave: educação infantil; relações afetivas; desenvolvimento psíquico; primeira infância.

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PROFESSOR 01. Professora 01: Depoimento [jun. 2018]. Pesquisadora: Letícia Almeida Bazeleski. Sinop, MT, 2018. (2 f). Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSOR 02. Professora 02: Depoimento [jun. 2018]. Pesquisadora: Letícia Almeida Bazeleski. Sinop, MT, 2018. (2 f). Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSOR 03. Professora 03: Depoimento [jun. 2018]. Pesquisadora: Letícia Almeida Bazeleski. Sinop, MT, 2018. (2 f). Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSOR 04. Professora 04: Depoimento [jun. 2018]. Pesquisadora: Letícia Almeida Bazeleski. Sinop, MT, 2018. (2 f). Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

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Publicado

13-11-2018

Como Citar

Bazeleski, L. A. (2018). As relações afetivas e a prática escolar na formação psíquica na infância. Eventos Pedagógicos, 9(3), 1018–1030. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10122

Edição

Seção

Seção Artigos