Currículo de Matemática da Educação de Jovens e Adultos: uma análise baseada em livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9964Resumo
Nesta pesquisa teve-se por objetivo analisar o currículo de Matemática apresentado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a perspectiva do currículo enculturador proposto por Alan Bishop. Pauta-se pela questão-diretriz: Os conteúdos abordados em livros de Matemática para a EJA, as metodologias, organização e contextos propiciam o processo de enculturação matemática? Para sua resposta, foi desdobra em outras questões: (1) Os elementos que são apresentados nas atividades dos livros didáticos, propiciam a enculturação matemática? (2) Como é apresentada a organização dos conteúdos? (3) Que opções as atividades apresentam em relação à escolha de contextos? Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, em que foram analisadas duas coleções de livros didáticos de Matemática da EJA, aprovadas pelo PNLD-EJA 2011. Os fundamentos teóricos do estudo referem-se às ideias de Alan Bishop, acerca da Matemática como fenômeno cultural e o currículo enculturador; aos trabalhos de Célia Pires, sobre a organização curricular; e às contribuições de Ole Skovsmose, relacionadas aos critérios para a escolha de contextos de ambientes de aprendizagem matemática. Mediante a análise dos livros didáticos, com base nas categorias elegidas a partir dos referenciais teóricos, conclui-se que os livros didáticos destinados à Educação de Jovens e Adultos apresentam, em algumas de suas abordagens e atividades, elementos que favorecem a enculturação matemática. Conclui-se, também, ser preciso que o currículo de Matemática, em todas as suas dimensões, inclusive e em especial na dimensão do currículo apresentado e praticado na sala de aula, deva proporcionar a esses estudantes um ambiente de construção de conhecimentos matemáticos, em que os conteúdos abordados sejam ricos em contextos que representem a cultura matemática; que seja acessível ao aluno; que formalize os conceitos de forma apropriada à construção do conhecimento; que evidencie o poder explicativo da Matemática; que os conceitos sejam construídos a partir de atividades significativas e baseadas no entorno do aluno; que utilizem diferentes metodologias; e, por fim, que sejam organizados de modo a superar a tradicional organização linear.
Palavras-chave: currículo de matemática; educação de jovens e adultos; livro didático; enculturação matemática.
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