A leitura no processo de ensino do aluno

Autores

  • Kléia Taglieber Monte

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9939

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a leitura no processo de ensino de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, tendo como referência a análise de duas instituições públicas do Município de Sinop, Estado do Mato Grosso. Tem como objetivo analisar e identificar como ocorrem as práticas de leituras nos dois universos escolares. A pesquisa utilizou da abordagem qualitativa com os procedimentos de coleta de dados, sendo elas: observações e entrevistas. Conclui-se então que os recursos pedagógicos oferecidos e as estratégias de leituras utilizadas são um grande diferencial para o processo de construção da leitura na formação escolar.

Palavras-chave: leitura; recursos-Ppedagógicos; escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAGLIARI, Luiz Carlos. Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos / Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação Universidade Virtual do Estado de São Paulo. São Paulo. 2° Ed. Cultura Acadêmica, 2011.

MARTINS, M. H. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

MARTINEZ, Monica. O prazer da leitura se ensina. Brasília/DF. Revista, 2005.

MINGUES, Eliane. Leitura na escola- o que pode essa máxima? BRASIL, ministério da Educação/Secretária de educação a distancia. Viva a leitura/iniciativas formais e informais, Brasília: SEED MEC, 2007. (Salto para o futuro)

MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo. Ed. UNESP, 1996.

PROFESSORA 01. Professor 01: depoimento [novembro. 2017]. Entrevistadora: Kléia Taglieber Monte. Sinop: Unemat, 2017.(01 folha) Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso sobre A leitura no processo de ensino do aluno.

PROFESSORA 02. Professor 02: depoimento [novembro. 2017]. Entrevistadora: Kléia Taglieber Monte. Sinop: Unemat, 2017.(01 folha) Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso sobre A leitura no processo de ensino do aluno.

PROFESSORA 03. Professor 03: depoimento [novembro. 2017]. Entrevistadora: Kléia Taglieber Monte. Sinop: Unemat, 2017.(01 folha) Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso sobre A leitura no processo de ensino do aluno.

PROFESSORA 04. Professor 04: depoimento [novembro. 2017]. Entrevistadora: Kléia Taglieber Monte. Sinop: Unemat, 2017.(02 folhas) Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso sobre A leitura no processo de ensino do aluno.

PROFESSORA 05. Professor 05: depoimento [novembro. 2017]. Entrevistadora: Kléia Taglieber Monte. Sinop: Unemat, 2017.(01 folha) Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso sobre A leitura no processo de ensino do alu

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

Monte, K. T. (2017). A leitura no processo de ensino do aluno. Eventos Pedagógicos, 8(1), 122–133. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9939