A leitura no processo de ensino do aluno
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9939Resumo
Este artigo traz uma reflexão sobre a leitura no processo de ensino de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, tendo como referência a análise de duas instituições públicas do Município de Sinop, Estado do Mato Grosso. Tem como objetivo analisar e identificar como ocorrem as práticas de leituras nos dois universos escolares. A pesquisa utilizou da abordagem qualitativa com os procedimentos de coleta de dados, sendo elas: observações e entrevistas. Conclui-se então que os recursos pedagógicos oferecidos e as estratégias de leituras utilizadas são um grande diferencial para o processo de construção da leitura na formação escolar.
Palavras-chave: leitura; recursos-Ppedagógicos; escolas.
Downloads
Referências
CAGLIARI, Luiz Carlos. Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos / Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação Universidade Virtual do Estado de São Paulo. São Paulo. 2° Ed. Cultura Acadêmica, 2011.
MARTINS, M. H. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MARTINEZ, Monica. O prazer da leitura se ensina. Brasília/DF. Revista, 2005.
MINGUES, Eliane. Leitura na escola- o que pode essa máxima? BRASIL, ministério da Educação/Secretária de educação a distancia. Viva a leitura/iniciativas formais e informais, Brasília: SEED MEC, 2007. (Salto para o futuro)
MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo. Ed. UNESP, 1996.
PROFESSORA 01. Professor 01: depoimento [novembro. 2017]. Entrevistadora: Kléia Taglieber Monte. Sinop: Unemat, 2017.(01 folha) Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso sobre A leitura no processo de ensino do aluno.
PROFESSORA 02. Professor 02: depoimento [novembro. 2017]. Entrevistadora: Kléia Taglieber Monte. Sinop: Unemat, 2017.(01 folha) Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso sobre A leitura no processo de ensino do aluno.
PROFESSORA 03. Professor 03: depoimento [novembro. 2017]. Entrevistadora: Kléia Taglieber Monte. Sinop: Unemat, 2017.(01 folha) Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso sobre A leitura no processo de ensino do aluno.
PROFESSORA 04. Professor 04: depoimento [novembro. 2017]. Entrevistadora: Kléia Taglieber Monte. Sinop: Unemat, 2017.(02 folhas) Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso sobre A leitura no processo de ensino do aluno.
PROFESSORA 05. Professor 05: depoimento [novembro. 2017]. Entrevistadora: Kléia Taglieber Monte. Sinop: Unemat, 2017.(01 folha) Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso sobre A leitura no processo de ensino do alu
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.