A resolução de problemas na formação inicial de professores de matemática

Autores

  • Elizabeth Quirino Azevedo UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop
  • Lourdes de la Rosa Onuchic Unesp- Campus de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9925

Resumo

Este trabalho é parte do resultado de uma pesquisa, realizada a nível de doutorado pela Unesp - Rio Claro, defendida em 2014. Na pesquisa busca-se investigar a formação inicial do professor de Matemática para a Educação Básica, verificando o potencial da Metodológica de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Foi aplicado um projeto pedagógico a alunos do 6º semestre do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática - Habilitação em Matemática da UFMT - Campus de Sinop, utilizando a Metodológica de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.

Palavras-chave: formação inicial de professores; resolução de problemas; educação matemática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Quirino Azevedo, UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop

Professora Adjunto II do Instituto de Ciências da Naturais Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop.

Lourdes de la Rosa Onuchic, Unesp- Campus de Rio Claro

Professora do departamento de Pós-Graduação em Educação Matemática

Referências

AZEVEDO, E.Q. O Processo de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas no contexto da formação inicial do professor de Matemática. Tese Doutorado. Universidade estadual Paulista UNESP- Rio Claro/S.P. 2014

BOTA,E.S. O Ensino do Conceito de Função e Conceito Relacionados a partir da Resolução de Problemas. Rio claro 2010. Dissertação de Mestrado, Unesp de Rio Claro

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996/ 2007.

KRULIK, S.; RUDNICK, J. Problem – Driven Math. McGrawHill, 2005

ONUCHIC. L.R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas In: Bicudo. M. A (Org). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p. 199 – 218

ONUCHIC, L.R & ALLEVATO. N.S.G. Novas Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas In: Bicudo, M. A. V& Borba M.C.(Orgs). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. p. 213- 230, 2004.

___________Pesquisa em Resolução de Problemas: Caminhos, avanços e novas perspectivas. In: Bolema, Rio Claro (SP), v.25, n.41, p.73-89, dez. 2011

PIRES, C.M.C. O que o exame nacional de cursos de matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão”. In: Educação Matemática em Revista. Ano 10, n.14, agosto 2003.

POLYA, G. (1945). A arte de resolver problemas. Tradução: Heitor Lisboa de Araújo, Rio de Janeiro: Interciência. 1994.

PONTE, J.P. Da formação ao desenvolvimento profissional. Conferencia plenária apresentada no Encontro Nacional de Professores de Matemática ProfMat 98, realizado em Guimarães. Publicado In Actas do ProfMat 1998 (pp.27- 44) Lisboa; APM. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte> Acesso em 19/05/2013

SCHROEDER, T. L.; LESTER JR, F. K. Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Ed.). New Directions for Elementary School Mathematics. Reston: NCTM, 1989, p.31-42.

STANIC, G. M. A.; KILPATRICK, J. Historical Perspectives on Problem Solving in the Mathematics, Curriculum. In: CHARLES, R. I.; SILVER, E. A. (Ed.). The Teaching and Assessing of Mathematical Problem Solving. Virginia: Laurence Erlbaum Associates, 1989.p.1-23.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação de profissionais. 10ª Ed., Petrópolis, R.J: Vozes, 2002.

VAN DE WALLE,J.A.; LOVIN, L. H. Matemática no ensino Fundamental: Formação de professores e aplicação em sala de aula. Trad. Paulo Henrique Colonese. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

Azevedo, E. Q., & Onuchic, L. de la R. (2017). A resolução de problemas na formação inicial de professores de matemática. Eventos Pedagógicos, 8(1), 401–423. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9925