Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço

Autores

  • Vanessa de Souza Vieira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9954

Resumo

Este artigo discute a sala de reforço e seus alunos. Objetiva identificar se os meninos realmente são maioria que frequenta a sala de reforço e quais motivos deles apresentar maior dificuldade na alfabetização. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, observação de campo e entrevista semiestruturada com as professoras e com as famílias das crianças de uma instituição pública de educação básica no município de Sinop, no estado de Mato Grosso. O aparato teórico é amparado por Marília Pinto de Carvalho. Constatou-se que meninas e meninos são submetidos a modelos de educação diferentes devido à ideia de comportamento masculino não ser percebido como disciplinado e dócil.

Palavras-chave: alfabetização meninos; sala de reforço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

BRAGANÇA, Angiolina D., CARPANEDA, Isabella P. M., NASSUR, Regina I. M. Porta de papel: Alfabetização - Cartilha. São Paulo: FTD, 2004: 12p.

CARVALHO, Marília Pinto de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. cadernos Pagu (22) 2004: pp.247-290.

______. Sucesso e fracasso escolar: uma questão de gênero, 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a13v29n1.pdf>. Acesso em 10 jan. 2017.

______. Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas. Revista Estudos Feministas, vol. 9 n. 2. 2001. P 554-574. (Dossiê Gênero e Educação).

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2. ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

FERRARI, Marcio. Alfabetização para valer. Revista Pesquisa FAPESP. [on line]. Edição 237. São Paulo. Novembro, 2015. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/11/17/alfabetizacao-para-valer/. Acesso dia 30/05/2016.

FERREIRO, E. Cultura escrita e educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1999.

_____________Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999. 102p v.2.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999: 31p.

_____________Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários a pratica educativa. Rio de Janeiro – RJ: Paz e Terra. 12ª edição, 1999: 27p.

REZENDE, Andreia B. Questão de gênero e raça: o desempenho escolar de meninos negros. Revista Anagrama. [On line]. Edição 2 – Dezembro/2007-Fevereiro/2008. Disponível em: <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/anagrama/article/view/6243/5665>. Acesso dia 26 dez 2016.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, Editorial, 2009. p.

TASCA, Maria. Suportes Linguísticos para a alfabetização - Rio Grande do Sul: Sagra, 2006:37.

TFOUNI, L.V. Letramento e alfabetização. São Paulo, Cortez,1995.

Professora (01). Professora A: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.

Professora (03). Professora B: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.

Professora (17). Professora C: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.

Professora (13). Professora D: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.

Professora (16). Professora E: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

Vieira, V. de S. (2017). Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço. Eventos Pedagógicos, 8(1), 256–271. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9954