Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9954Resumo
Este artigo discute a sala de reforço e seus alunos. Objetiva identificar se os meninos realmente são maioria que frequenta a sala de reforço e quais motivos deles apresentar maior dificuldade na alfabetização. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, observação de campo e entrevista semiestruturada com as professoras e com as famílias das crianças de uma instituição pública de educação básica no município de Sinop, no estado de Mato Grosso. O aparato teórico é amparado por Marília Pinto de Carvalho. Constatou-se que meninas e meninos são submetidos a modelos de educação diferentes devido à ideia de comportamento masculino não ser percebido como disciplinado e dócil.
Palavras-chave: alfabetização meninos; sala de reforço.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BRAGANÇA, Angiolina D., CARPANEDA, Isabella P. M., NASSUR, Regina I. M. Porta de papel: Alfabetização - Cartilha. São Paulo: FTD, 2004: 12p.
CARVALHO, Marília Pinto de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. cadernos Pagu (22) 2004: pp.247-290.
______. Sucesso e fracasso escolar: uma questão de gênero, 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a13v29n1.pdf>. Acesso em 10 jan. 2017.
______. Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas. Revista Estudos Feministas, vol. 9 n. 2. 2001. P 554-574. (Dossiê Gênero e Educação).
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2. ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
FERRARI, Marcio. Alfabetização para valer. Revista Pesquisa FAPESP. [on line]. Edição 237. São Paulo. Novembro, 2015. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/11/17/alfabetizacao-para-valer/. Acesso dia 30/05/2016.
FERREIRO, E. Cultura escrita e educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1999.
_____________Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999. 102p v.2.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999: 31p.
_____________Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários a pratica educativa. Rio de Janeiro – RJ: Paz e Terra. 12ª edição, 1999: 27p.
REZENDE, Andreia B. Questão de gênero e raça: o desempenho escolar de meninos negros. Revista Anagrama. [On line]. Edição 2 – Dezembro/2007-Fevereiro/2008. Disponível em: <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/anagrama/article/view/6243/5665>. Acesso dia 26 dez 2016.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, Editorial, 2009. p.
TASCA, Maria. Suportes Linguísticos para a alfabetização - Rio Grande do Sul: Sagra, 2006:37.
TFOUNI, L.V. Letramento e alfabetização. São Paulo, Cortez,1995.
Professora (01). Professora A: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.
Professora (03). Professora B: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.
Professora (17). Professora C: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.
Professora (13). Professora D: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.
Professora (16). Professora E: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.