Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9954Resumo
Este artigo discute a sala de reforço e seus alunos. Objetiva identificar se os meninos realmente são maioria que frequenta a sala de reforço e quais motivos deles apresentar maior dificuldade na alfabetização. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, observação de campo e entrevista semiestruturada com as professoras e com as famílias das crianças de uma instituição pública de educação básica no município de Sinop, no estado de Mato Grosso. O aparato teórico é amparado por Marília Pinto de Carvalho. Constatou-se que meninas e meninos são submetidos a modelos de educação diferentes devido à ideia de comportamento masculino não ser percebido como disciplinado e dócil.
Palavras-chave: alfabetização meninos; sala de reforço.
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Professora (01). Professora A: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.
Professora (03). Professora B: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.
Professora (17). Professora C: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.
Professora (13). Professora D: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.
Professora (16). Professora E: depoimento [Jun.2016]. Entrevistadora: Vanessa de Souza Vieira. Sinop: Escola Municipal Aleixo Schenatto, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Dificuldades de alfabetização: um estudo com meninos na sala de reforço.
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