Uma análise das abordagens sobre saberes docentes no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciência: contribuições para a formação docente em Ciências e Matemática

Autores

  • Jackelyne Souza Medrado Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Endrigo Antunes Martins Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9915

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que objetivou analisar a produção de trabalhos relacionados à temática saberes docentes nas IX e X edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciência, com o intuito de identificar as possíveis contribuições destes para a formação docente em Ensino de Ciências e Matemática. A análise evidenciou a preocupação das pesquisas em compreender os saberes constituídos na formação e prática do professor, bem como a necessidade do desenvolvimento de investigações nos vários níveis de formação e atuação docente.

Palavras-chave: formação de professores; ensino de ciências; matemática; saberes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackelyne Souza Medrado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Licenciada em matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Educação Matemática e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutoranda em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Endrigo Antunes Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor de Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Referências

BASTOS, F. et al. Conhecimentos em didática das ciências e formação de professores.In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X., 2015, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: < http://www.xenpec.com.br/anais2015.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

CARMO, E. M.; SILVA, A. M. Produção de saberes da prática docente na formação inicial de professores de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X., 2015, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: < http://www.xenpec.com.br/anais2015.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

COELHO, K. S.; SILVA, R. M. G. Saberes docentes dos professores de Ciências que atuam no PROEJA de Santa Catarina. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

COSTA, P. C. F. et al. O PIBID em Ciências Biológicas: aproximações com os saberes docentes a partir de depoimentos dos pibidianos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LABARCE, E. C; BASTOS, F.; PEDRO, A. Saberes disciplinares em ciências e formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X., 2015, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: < http://www.xenpec.com.br/anais2015.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2014.

NUNES, C. M. F. Saberes Docentes e Formação de Professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, ano XXII, n. 74, Abril/2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a03v2274.pdf>. Acesso em: 19 Dez. 2016.

PEDRO, A. et al. Atividades práticas na formação continuada de professores de ciências: a construção de saberes docentes em uma relação entre Universidade e Escola Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X., 2015, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: < http://www.xenpec.com.br/anais2015.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

PEREIRA, E. N. G.; GONÇALVES, T. V. O. Saberes de Professores que Ensinam Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões em teses e dissertações no Brasil, período de 2005 a 2013. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X., 2015, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: < http://www.xenpec.com.br/anais2015.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

PIMENTA, S.G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIRATELO, M. V. M. et al. O Aprendizado Docente evidenciado por licenciandos em Física e em Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SILVA, F. A. R.; SANTOS, V. M. F.; ALMEIDA, S. A. O estudo dos saberes docentes mobilizados no processo de escolhas de atividades para as aulas de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

SILVA, F. R. A.; CAMPOS, A. T.; AZEVEDO, R. O. M.; GONZAGA, A. M. Formação de Professores de Ciências para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: saberes docentes em questão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X., 2015, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: < http://www.xenpec.com.br/anais2015.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

SIQUEIRA, M.; MASSENA, E. P.; BRITO, L. D. Contribuições do PIBID à construção da identidade e de saberes docentes de futuros professores de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

ZIA. I. C. A.; SCARPA, D. L.; SILVA, R. L. F. Os saberes da docência na formação inicial: análise do relatório semestral de licenciandos participantes do PIBID de Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

Medrado, J. S., & Martins, E. A. (2017). Uma análise das abordagens sobre saberes docentes no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciência: contribuições para a formação docente em Ciências e Matemática. Eventos Pedagógicos, 8(1), 424–442. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9915