A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira

Autores

  • Mônica Maria Teixeira Amorim Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9968

Resumo

Neste trabalho, toma-se como objeto a prática pedagógica do professor iniciante, tendo por objetivos identificar as dificuldades enfrentadas nos primeiros cinco anos de docência, analisar a relação de tais dificuldades com a formação docente, a escolha da profissão e o contexto de organização do trabalho escolar, e suscitar novos estudos e novas formas de avaliar o aluno egresso do curso de Licenciatura. A pesquisa constitui um estudo de caso, desenvolvido junto a professores do Ensino Fundamental da 5a à 8a série, egressos das licenciaturas em Biologia, Geografia, História, Letras e Matemática, da Universidade Estadual de Montes Claros. Por meio de questionários e entrevistas, são caracterizadas as percepções dos sujeitos sobre as dificuldades enfrentadas no início da carreira docente e são apontadas algumas possibilidades para a ressignificação da formação e da prática de professores. Os dados obtidos permitiram identificar a gestão da disciplina e dos recursos e processos de ensino, a relação com os colegas, as transformações na organização escolar, o domínio do conteúdo e o saber didático como grandes dificuldades vividas pelos sujeitos no contexto de iniciação à docência. O universo pesquisado permitiu observar que os sujeitos mostraram-se mobilizados em buscar alternativas, visando equacionar os dilemas da prática e, nesse processo, vão construindo, ao mesmo tempo, os novos saberes do ensino e vão aprendendo a ensinar. Esta dissertação assinala a necessidade de novas articulações entre a Universidade, a Escola Fundamental e as Políticas Públicas, buscando um novo design para os cursos de Licenciatura.

Palavras-chave: formação de professores; iniciação à docência; dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Maria Teixeira Amorim, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Depto: Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais. Área: Educação.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

Amorim, M. M. T. (2017). A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira. Eventos Pedagógicos, 8(1), 327–328. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9968