A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9942Resumo
Este estudo aborda o conceito de música e sua importância no desenvolvimento integral e intelectual das crianças. Apoia-se na metodologia de pesquisa qualitativa com o uso de técnicas como aobservação e a entrevista semiestruturada. Tem como objetivo, analisar como a música é trabalhada no cotidiano da sala de aula na educação infantil do município de Sinop, Estado de Mato Grosso, com crianças de 3 a 4 anos. Conclui-se que o professor, a partir do uso da música no processo de ensino-aprendizagem, possibilita desenvolver uma série de habilidades nas crianças como: a socialização, oralidade, linguagem e todo o desenvolvimento integral da criança.
Palavras-chave: música; educação infantil; pesquisa qualitativa; desenvolvimento integral da criança; aprendizagem.
Downloads
Referências
BASTAN, Hans Guther. Música na escola: A contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Paulinas, 2009. (Coleção clave de sol. Série música e educação).
BRASIL, Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Camará de Educação Básica. Resolução nº4, 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerias para a Educação.
BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEF, 2013.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.
BUENO, ROBERTO. Pedagogia da Música.Jundiaí: Keyboard, 2011.
FERREIRA, Martins. Como usar a música em sala de aula. São Paulo: Contexto. 2002.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira, De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação.2009 São Paulo SP, Editora UNESP.
FREIRE, Paulo. Conscientização:teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire.São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
GARDENER, Howard. As artes e o desenvolvimento humano. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GOULART, Diana. Movimentos Pedagógicos. Seminário (Curso de pós-graduação em Educação Musical). Conservatório Brasileiro de Música, RJ, 2000.
JEANDOT, NICOLE. Explorando o Universo da Música. São Paulo, Scipione, 1990.Kuarup, 1988.
MENEZES, Eder. et al. Currículo básico para a escola publica municipal. Cascavel: Assoeste, 2010.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento [Abril 2017] Entrevistadora: Luciene Rosa da Silva. Sinop: UNEMAT, 2017. (03-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino
PROFESSORA B. Professora B: depoimento [Abril 2017] Entrevistadora: Luciene Rosa da Silva. Sinop: UNEMAT, 2017. (02-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino
PROFESSORA C. Professora C: depoimento [Abril 2017] Entrevistadora: Luciene Rosa da Silva. Sinop: UNEMAT, 2017. (04-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino
TONELLO, Francieli Regina; FERREIRA,GLEISON Miguel Lissemerki.A Música Como Recurso Pedagógico no Contexto da Educação Especial. 2010.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem.2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WEIGEL, Anna Maria Gonçalves, Brincando de música. Porto Alegre:Kuarup, 1988.
WEIGEL, ANNA MARIA GONÇALVES. Brincando de Música. Porto Alegre,2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.