A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino

Autores

  • Luciene Rosa Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9942

Resumo

Este estudo aborda o conceito de música e sua importância no desenvolvimento integral e intelectual das crianças. Apoia-se na metodologia de pesquisa qualitativa com o uso de técnicas como aobservação e a entrevista semiestruturada. Tem como objetivo, analisar como a música é trabalhada no cotidiano da sala de aula na educação infantil do município de Sinop, Estado de Mato Grosso, com crianças de 3 a 4 anos. Conclui-se que o professor, a partir do uso da música no processo de ensino-aprendizagem, possibilita desenvolver uma série de habilidades nas crianças como: a socialização, oralidade, linguagem e todo o desenvolvimento integral da criança.

Palavras-chave: música; educação infantil; pesquisa qualitativa; desenvolvimento integral da criança; aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTAN, Hans Guther. Música na escola: A contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Paulinas, 2009. (Coleção clave de sol. Série música e educação).

BRASIL, Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Camará de Educação Básica. Resolução nº4, 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerias para a Educação.

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEF, 2013.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.

BUENO, ROBERTO. Pedagogia da Música.Jundiaí: Keyboard, 2011.

FERREIRA, Martins. Como usar a música em sala de aula. São Paulo: Contexto. 2002.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira, De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação.2009 São Paulo SP, Editora UNESP.

FREIRE, Paulo. Conscientização:teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire.São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

GARDENER, Howard. As artes e o desenvolvimento humano. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOULART, Diana. Movimentos Pedagógicos. Seminário (Curso de pós-graduação em Educação Musical). Conservatório Brasileiro de Música, RJ, 2000.

JEANDOT, NICOLE. Explorando o Universo da Música. São Paulo, Scipione, 1990.Kuarup, 1988.

MENEZES, Eder. et al. Currículo básico para a escola publica municipal. Cascavel: Assoeste, 2010.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento [Abril 2017] Entrevistadora: Luciene Rosa da Silva. Sinop: UNEMAT, 2017. (03-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino

PROFESSORA B. Professora B: depoimento [Abril 2017] Entrevistadora: Luciene Rosa da Silva. Sinop: UNEMAT, 2017. (02-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino

PROFESSORA C. Professora C: depoimento [Abril 2017] Entrevistadora: Luciene Rosa da Silva. Sinop: UNEMAT, 2017. (04-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino

TONELLO, Francieli Regina; FERREIRA,GLEISON Miguel Lissemerki.A Música Como Recurso Pedagógico no Contexto da Educação Especial. 2010.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem.2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WEIGEL, Anna Maria Gonçalves, Brincando de música. Porto Alegre:Kuarup, 1988.

WEIGEL, ANNA MARIA GONÇALVES. Brincando de Música. Porto Alegre,2011.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

Silva, L. R. (2017). A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino. Eventos Pedagógicos, 8(1), 134–147. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9942