A pedagogia e suas dimensões para o mercado de trabalho: formando pedagogos com foco na Pedagogia Empresarial na UNEMAT, Câmpus de Sinop-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9941Resumo
Este trabalho disserta sobre como o curso de Pedagogia oferece a formação para o pedagogo atuar na Pedagogia Empresarial, na UNEMAT de Sinop-MT. A pesquisa qualitativa utilizou o questionário semiaberto, para coletar os dados, ele foi aplicado a acadêmicos, empresários, professora, coordenadora e diretora da Faculdade de Educação e Linguagem. Os resultados explicitam que o curso de Pedagogia da UNEMAT, tem a disciplina referente a Pedagogia em ambientes não escolares, possibilitando aos acadêmicos a conhecerem a Pedagogia desenvolvida em espaços não educacionais por entidades filantrópicas e governamentais, contudo necessita fazer uma reestruturação da mesma.
Palavras-chave: formação de professores; pedagogia empresarial.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ACADÊMICA C. Acadêmica C: depoimento. [09 ago. 2016]. Entrevistadora: Vanessa Sousa Rodrigues. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a A PEDAGOGIA E SUAS DIMENSÕES PARA O MERCADO DE TRABALHO: Formando pedagogos com foco na Pedagogia Empresarial na UNEMAT câmpus de SINOP-MT.
ACADÊMICA D. Acadêmica D: depoimento. [09 ago. 2016]. Entrevistadora: Vanessa Sousa Rodrigues. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a A PEDAGOGIA E SUAS DIMENSÕES PARA O MERCADO DE TRABALHO: Formando pedagogos com foco na Pedagogia Empresarial na UNEMAT câmpus de SINOP-MT.
ACADÊMICA E. Acadêmica E: depoimento. [09 ago. 2016]. Entrevistadora: Vanessa Sousa Rodrigues. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a A PEDAGOGIA E SUAS DIMENSÕES PARA O MERCADO DE TRABALHO: Formando pedagogos com foco na Pedagogia Empresarial na UNEMAT câmpus de SINOP-MT.
ACADÊMICA F. Acadêmica F: depoimento. [09 ago. 2016]. Entrevistadora: Vanessa Sousa Rodrigues. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a A PEDAGOGIA E SUAS DIMENSÕES PARA O MERCADO DE TRABALHO: Formando pedagogos com foco na Pedagogia Empresarial na UNEMAT câmpus de SINOP-MT.
BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. São Paulo: Avercamp, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 21/2006. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao-superior-seres/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao>. Acesso em: 15. Set.2016.
CORDEIRO, Débora; MOURA, Rosângela; MELO, Márcia. Pedagogos nos espaços não-escolares: Um estudo de egressos do curso de Pedagogia. Disponível em:<https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2006.1/pedagogos%20nos%20espaos%20no%20escolares- pdf> Acesso em: 04. Ago. 2016.
COORDENADORA PEDAGÓGICA N. Coordenadora pedagógica N: depoimento. [09 ago. 2016]. Entrevistadora: Vanessa Sousa Rodrigues. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a A PEDAGOGIA E SUAS DIMENSÕES PARA O MERCADO DE TRABALHO: Formando pedagogos com foco na Pedagogia Empresarial na UNEMAT câmpus de SINOP-MT.
D'ALBUQUERQUE, Bruna Martins Costa. A Pedagogia em espaços não escolares: a importância do pedagogo em organizações privadas e públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013.
DIRETORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM W. Diretora da Faculdade de Educação e Linguagem W: depoimento. [09 ago. 2016]. Entrevistadora: Vanessa Sousa Rodrigues. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a A PEDAGOGIA E SUAS DIMENSÕES PARA O MERCADO DE TRABALHO: Formando pedagogos com foco na Pedagogia Empresarial na UNEMAT câmpus de SINOP-MT.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HOLTZ, Maria Luiza M. Lições de pedagogia empresarial. Sorocaba: MH Assessoria Empresarial Ltda.,1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
______, PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. Educação & Sociedade, Campinas, n. 68, p. 239-277, 1999.
PROFESSORA DA DISCIPLINA DE PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES. Professora da disciplina de pedagogia em ambientes não escolares: depoimento. [09 ago. 2016]. Entrevistadora: Vanessa Sousa Rodrigues. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a A PEDAGOGIA E SUAS DIMENSÕES PARA O MERCADO DE TRABALHO: Formando pedagogos com foco na Pedagogia Empresarial na UNEMAT câmpus de SINOP-MT.
SCROCKZINKI, Claudete Inês. Formação de Professores: Um olhar sobre a pesquisa educacional como espaço curricular emação - UNEMAT - Sinop/MT. 2002. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
TURCI, Flávia Maria do Nascimento. et al. Ser pedagogo diante dos desafios da educação contemporânea. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2012. 21 p. Ensaios, p. 7. Disponível em: <http://portal.pucminas.br/graduacao/cursos/arquivos/ARE_ARQ_REVIS_ELETR20120521205153.pdf>. Acesso em: 13. Set.2016.
UNEMAT. Projeto Pedagógico Curricular, 2014. Sinop. Disponível em: <http://portal.unemat.br/media/files/1_1_1%20-%20PPC%20de%20Pedagogia%20-%20Sinop.pdf>. Acesso em: 23. Out.2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.