O multiletramento na alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9956Resumo
O desdobramento das tecnologias tem acarretado transformações na sociedade atual e, desta forma, uma evolução e uma mudança nas formas de conhecer e se relacionar na sociedade contemporânea. Este estudo analisa as questões que envolvem o Multiletramento em escolas públicas periféricas e centrais do Município de Sinop. Tem por base teórica a revisão da literatura cientifica dos autores Roxane Rojo e Eduardo Moura, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Paulo Freire e Magda Soares. Para isso, realizou-se observações no campo escolar e aplicação de questionários. Como resultado percebe-se a carência de informações sobre o referido tema, o que acarreta praticas pedagógicas obsoletas.
Palavras-chave: multiletramentos; novas tecnologias; alfabetização.
Downloads
Referências
FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1999. V.2.
______. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
KLEIMAN, A. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas, SP: Cefiel MEC, 2005.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papiros, 2007.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MORTATTI, Maria R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. In: Conferência proferida durante o Seminário "Alfabetização e letramento em debate". Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental/ Secretaria de Educação Básica/ Ministério da Educação. DF: Brasília, 2006.
ROJO, R, Letramento múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOARES, M. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica. v. 9, 2003.
______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Nied, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.