O multiletramento na alfabetização

Autores

  • Ana Paula Rocha

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9956

Resumo

O desdobramento das tecnologias tem acarretado transformações na sociedade atual e, desta forma, uma evolução e uma mudança nas formas de conhecer e se relacionar na sociedade contemporânea. Este estudo analisa as questões que envolvem o Multiletramento em escolas públicas periféricas e centrais do Município de Sinop. Tem por base teórica a revisão da literatura cientifica dos autores Roxane Rojo e Eduardo Moura, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Paulo Freire e Magda Soares. Para isso, realizou-se observações no campo escolar e aplicação de questionários. Como resultado percebe-se a carência de informações sobre o referido tema, o que acarreta praticas pedagógicas obsoletas.

Palavras-chave: multiletramentos; novas tecnologias; alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1999. V.2.

______. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

KLEIMAN, A. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas, SP: Cefiel MEC, 2005.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papiros, 2007.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MORTATTI, Maria R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. In: Conferência proferida durante o Seminário "Alfabetização e letramento em debate". Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental/ Secretaria de Educação Básica/ Ministério da Educação. DF: Brasília, 2006.

ROJO, R, Letramento múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOARES, M. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica. v. 9, 2003.

______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Nied, 2002.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

Rocha, A. P. (2017). O multiletramento na alfabetização. Eventos Pedagógicos, 8(1), 42–53. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9956