A arte de contar histórias na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9953Resumo
Este artigo discorre a arte da contação de histórias na Educação Infantil como uma possibilidade enriquecedora de mudanças despertando nas crianças o prazer pela leitura. Apoia-se na metodologia de pesquisa qualitativa, com técnicas de observação e aplicação de questionários às professoras da educação infantil de uma creche no município de Sinop, no Estado de Mato Grosso.A pesquisa utiliza como base teórica autores como Augusto Nibaldo Silva Trivinõs, Lúcia Pimentel Góes, Fanny Abramovich e Regina Zilberman. Conclui-se que acontação de histórias responde às necessidades afetivas e intelectuais da criança, não podendo ser suprimida de forma alguma.
Palavras-chave: educação infantil; contação de história; leitura.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Spicione, 1997.
BEDRAN, Beatriz. Ancestralidade e contemporaneidade das narrativas orais: a arte de cantar e contar histórias. Disponível em: <http://www.uff.br/cienciadaarte/dissertacoes_2010-1.html> Acessado em: nov. de 2016.
CAMARGO, Luis. A relação entre imagem e texto na ilustração de poesia infantil. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/poesiainfantilport.htm. Acesso em 14 dez. 2016
GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2ª edição, editora São Paulo, 1991.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 7. ed. São Paulo: Ática, 2007.
RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia, 2005.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [Julho de 2015]. Pesquisadora: Rosanice Sato lima Sirqueira da Silva. Sinop, MT. Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Câmpus de Sinop-MT.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [Julho de 2015]. Pesquisadora: Rosanice Sato lima Sirqueira da Silva. Sinop, MT. Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Câmpus de Sinop-MT.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987
SILVA, Valéria Santos. A arte narrativa na infância: práticas para o teatro da leitura e a contação de histórias. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.