O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa: percepções e práticas de professores alfabetizadores participantes

Autores

  • Margarete de Oliveira Pinto Salvador Universidade do Estado do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9952

Resumo

Este texto analisa os conteúdos propostos pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa para a formação continuada dos professores e como eles os utilizam em sua prática. A pesquisa teve como objetivo compreender a percepção e práticas dos professores alfabetizadores que participaram do PNAIC de alfabetização nos anos de 2015 e 2016 e teve como base teórica diversos autores. A formação continuada oportuniza aos professores o respaldo teórico para relacionar teoria e prática, compreendendo a importância de atividades diferenciadas para alfabetizar seus alunos dentro da perspectiva proposta pelo programa da alfabetização na idade certa.

Palavras-chave: Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); formação continuada; alfabetizadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarete de Oliveira Pinto Salvador, Universidade do Estado do Mato Grosso

Pedagogia

Referências

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Marlene Carvalho. 7. ed. - Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

DASSOLER, Olmira Bernadete; LIMA, Denise Maria S.. Formação e a profissionalização docente: características, ousadia e saberes. Seminário de pesquisa em educação, 2012.

GALVAO, Andréa; LEAL, Telma Ferraz. Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com professores(as). In. MORAIS, Arthur G.; ALBUQUERQUE, Eliana B.C.; LEAL, Telma. F. (orgs). Apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: ______. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [2015] Entrevistadora: Margarete de Oliveira Pinto Salvador. Sinop, MT, 2015. Gravação digital de aúdio (10 min. 13 seg.) Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa: percepções e práticas de Professores Alfabetizadores participantes.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [2015] Entrevistadora: Margarete de Oliveira Pinto Salvador. Sinop, MT, 2015. Gravação digital de aúdio (11 min. 9 seg.) Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa: percepções e práticas de Professores Alfabetizadores participantes.

PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [2015] Entrevistadora: Margarete de Oliveira Pinto Salvador. Sinop, MT, 2015. Gravação digital de aúdio (9 min. 16 seg.) Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa: percepções e práticas de Professores Alfabetizadores participantes.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

Salvador, M. de O. P. (2017). O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa: percepções e práticas de professores alfabetizadores participantes. Eventos Pedagógicos, 8(1), 148–158. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9952