O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa: percepções e práticas de professores alfabetizadores participantes
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https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9952Resumo
Este texto analisa os conteúdos propostos pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa para a formação continuada dos professores e como eles os utilizam em sua prática. A pesquisa teve como objetivo compreender a percepção e práticas dos professores alfabetizadores que participaram do PNAIC de alfabetização nos anos de 2015 e 2016 e teve como base teórica diversos autores. A formação continuada oportuniza aos professores o respaldo teórico para relacionar teoria e prática, compreendendo a importância de atividades diferenciadas para alfabetizar seus alunos dentro da perspectiva proposta pelo programa da alfabetização na idade certa.
Palavras-chave: Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); formação continuada; alfabetizadores.
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Referências
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PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [2015] Entrevistadora: Margarete de Oliveira Pinto Salvador. Sinop, MT, 2015. Gravação digital de aúdio (10 min. 13 seg.) Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa: percepções e práticas de Professores Alfabetizadores participantes.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [2015] Entrevistadora: Margarete de Oliveira Pinto Salvador. Sinop, MT, 2015. Gravação digital de aúdio (11 min. 9 seg.) Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa: percepções e práticas de Professores Alfabetizadores participantes.
PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [2015] Entrevistadora: Margarete de Oliveira Pinto Salvador. Sinop, MT, 2015. Gravação digital de aúdio (9 min. 16 seg.) Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa: percepções e práticas de Professores Alfabetizadores participantes.
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